O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e Região anunciou a possibilidade de paralisação de ônibus em São José dos Campos. O comunicado foi feito após uma assembleia dos trabalhadores nesta quinta-feira (23) pelo presidente da entidade, Ronaldo Costa, por meio de publicação nas redes sociais.
Segundo Costa, o atraso na saída dos ônibus da Viação Saens Peña nesta manhã foi resultado da indignação dos trabalhadores com as condições de trabalho. Ele afirmou que, caso o impasse continue, a paralisação será inevitável. A empresa é controlada pelo Grupo SOU (Sistema de Ônibus Urbano) desde junho de 2024.
Em vídeo publicado no perfil oficial do sindicato, funcionários relataram o não pagamento integral de feriados, a ausência do adicional noturno e a falta de homologação das demissões. As denúncias apontam para descumprimentos de direitos trabalhistas e de normas previstas em convenções coletivas da categoria.
O sindicato informou que buscou diálogo com o Grupo SOU, mas não obteve retorno satisfatório. “Existe uma legislação, uma convenção coletiva. Eles precisam cumprir. A questão do feriado, já falamos para eles o que tem que ser feito. Eles dizem que vão fazer do jeito deles”, afirmou Ronaldo Costa.
De acordo com o sindicato, o movimento desta quinta-feira teve caráter de advertência e foi motivado pela insatisfação crescente entre motoristas e cobradores. Costa também convidou os trabalhadores para uma assembleia, que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do sindicato, para definir as próximas ações e possíveis medidas coletivas.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br