Início Outras Reportagens Pedido de afastamento e cassação do prefeito Anderson Farias é protocolado na...

Pedido de afastamento e cassação do prefeito Anderson Farias é protocolado na Câmara

0
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nesta quinta-feira (30), a presidente do PL Mulher, Paula Custódio, conhecida como Preta Conservadora, protocolou na Câmara Municipal o pedido de cassação do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias. A solicitação requer a abertura de uma Comissão Processante para investigar supostas irregularidades envolvendo nomeações e relações pessoais atribuídas ao chefe do Executivo. O documento também prevê, caso sejam constatadas infrações, o afastamento do prefeito por até 180 dias durante as apurações e, ao final, eventual perda do mandato.

A abertura da Comissão Processante depende da aprovação da maioria dos vereadores. Se o pedido for aceito, serão iniciados os prazos legais para apresentação de defesa, coleta de provas e votação sobre afastamento e possível cassação.

De acordo com o requerimento, o prefeito teria violado princípios da administração pública ao manter vínculo pessoal com a servidora comissionada Milena Coelho Guimarães. Ela foi nomeada em janeiro de 2025 para cargo de diretoria na Secretaria de Saúde, com remuneração aproximada de R$ 12 mil. Em março de 2024, havia sido indicada para o Conselho Recursal da Junta Municipal de Recursos, e novamente nomeada para a função em maio de 2025. A exoneração ocorreu em 17 de outubro de 2025, após repercussão pública do caso.

O pedido também questiona a contratação de Júlia Lângneck, apontada como namorada do filho do prefeito, para atuar na Urbam. O documento menciona ausência de informações públicas sobre experiência técnica e ressalta que o nome da servidora não estaria disponível no portal de transparência da empresa, tema que, segundo o texto, já é objeto de investigação do Ministério Público.

Além disso, o requerimento cita a nomeação de Guilherme Zamboni Benato, identificado como amigo do filho do prefeito e testemunha do acidente envolvendo o jovem na Irlanda, em 2023. Ele foi nomeado para cargo comissionado na Controladoria Geral do Município. O pedido destaca possível conflito de interesses em razão da atuação do órgão no controle interno da administração.

Procurada pela nossa reportagem, a assessoria de imprensa do prefeito não se manifestou sobre o pedido até o momento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile