Início Outras Reportagens Pesquisa Primavera/Verão: consumidores esperam promoções de roupas e calçados

Pesquisa Primavera/Verão: consumidores esperam promoções de roupas e calçados

0
Uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos, em parceria com o Instituto Allure, mostra que mais de 76% dos joseenses pretendem comprar roupas, calçados ou acessórios da Coleção Primavera/Verão neste ano. Se somado ao número daqueles que talvez realizem compras, o número sobe para mais de 95% de potenciais compradores.
Os valores e intenção de compra revelados devem aquecer o comércio, em especial as lojas físicas, apontadas como a única opção de local de compra por 43,9% dos entrevistados. Já 13,3% apontam que pretendem realizar compras exclusivamente em lojas virtuais. Uma novidade: este ano, 42,8% das pessoas pretendem utilizar as duas formas de compra.
Das lojas físicas, os locais preferidos são aqueles inseridos na região central (45,1%), seguidos pelos shoppings centers (42,2%), e lojas de bairro (11,9%).
A apresentação da coleção Primavera/Verão é uma das principais temporadas do comércio, aquecendo a economia do setor. Ela é lançada a cada ano para refletir as tendências e estilos mais apropriados para os meses mais quentes do ano.
De acordo com a pesquisa, em torno de 47% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 200,01 e R$ 400,00 em roupas, calçados ou acessórios, enquanto aproximadamente 32% planejam gastar acima de R$ 400,00. A boa notícia para o varejo é que apenas cerca de 20% dos entrevistados pretendem gastar valores menores, de até R$ 200,00.
Além disso, a pesquisa apontou que os principais itens que estão na lista de compras dos entrevistados para esta coleção são roupas (79,2%) e calçados (15,4%).
Em relação à forma de pagamento, os cartões de crédito (43,9%) e de débito (25,7%) são os campeões, em seguida cerca de 19% dos entrevistados pretendem utilizar o pix como forma de pagamento.
Quanto às condições de compra, 38% dos entrevistados mostraram preferência pela modalidade a prazo, frente a 62% que preferem à vista.
Ainda sobre o comportamento de compra do consumidor, a quase totalidade dos entrevistados (99,5%) mostrou-se propensa a efetuar compras mediante promoções ou descontos sazonais. Ainda, quase metade dos pesquisados (48%) indicou realizar compras exclusivamente baseadas em ofertas promocionais.
Outra curiosidade sobre as intenções de compra: 44,2% vão apostar em itens que sejam mais confortáveis, frente a 32,4% que focarão em melhores preços e apenas 23,5% que buscarão peças voltadas para as tendências da estação (estilo).
Ao todo, foram ouvidas 180 pessoas, acima de 16 anos, no dia 6 de setembro de 2023, em locais de grande circulação nas regiões Central, Sul e Oeste de São José dos Campos. A margem de confiança da pesquisa foi de 95%.
 
Sobre a Associação Comercial e Industrial
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos – ACISJC – é uma entidade civil que representa empresas comerciais e industriais da cidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do município, defender os interesses da livre empresa e incentivar a integração com a comunidade.
A ACI não tem fins lucrativos e é mantida pela contribuição dos comerciantes associados, classe empresarial que representa. Atualmente, a ACISJC conta com cerca de 1.200 associados, e representa mais de 30 mil estabelecimentos, responsáveis por quase 200 mil empregos formais na cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile