Nesta semana, uma pintura indicando faixa compartilhada entre motoristas e ciclistas na Avenida Anchieta gerou polêmica na cidade.
A preocupação era que o modelo compartilhado colocasse em risco a segurança dos ciclistas.
Ontem (17) o Prefeito Anderson Farias admitiu em uma live no Instagram que o projeto poderia ser revisto e, se fosse necessário, a prefeitura poderia voltar atrás, porém, na noite desta sexta (18) o prefeito se manifestou por meio de sua rede social apresentando o projeto e defendendo a ideia da via compartilhada, indicando que a nova sinalização será mantida.
“Nós estamos fortalecendo ainda mais a segurança dos ciclistas com a implantação da Via Compartilhada, que já é utilizada em algumas ruas da nossa cidade e em vários locais do mundo. Isso significa que motoristas e ciclistas compartilharão o espaço de forma segura na Avenida Anchieta (trecho do Colégio Opção até a Padaria Esplanada), sendo o ciclista uma prioridade. Importante ressaltar que está sendo realizada sinalização de solo e instalação de placas”, explicou.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br
Vamos ver quantos ciclistas serão atropelados e/ou mortos com este projeto insano. Se é verdade que o projeto já foi implantado em outro lugares do mundo convém lembrar que, outros lugares do mundo, tem motoristas que respeitam as leis de trânsito e os ciclistas, coisa que a minoria faz no Brasil.
Me coloco aqui indignada e revoltada com a ideia do atual Prefeito Anderson Faria do novo projeto de via compartilhada. O povo de SJCAMPOS não tem educação e respeito no trânsito para ter via compartilhada – carro com ciclista circulando na mesma via. Absurdo, absurdo e sem noção. Com certeza terá acidentes.
E o prefeito já afirmou que fará em outros bairros.
Não podemos deixar! 😡
As Avenidas Anchieta e a Borba Gato são estreitas considerando somente o fluxo dos carros. Não há espaço seguro para os ciclistas. Seria bom repensar uma outra alternativa, lembrando que o mesmo espaço concorre com os veículos que estacionam nas mesmas.
Gostaria de saber se o Sr prefeito faria um passeio com sua filha ou neta ou seja lá o que for de 8 anos de idade nesta via compartilhada. A ideia na teoria pode ser linda, mas na prática, com os motoristas que temos em São Jose dos Campos é.xolocar vidas em risco.
Quanto a faixa compartilhada entre motoristas e ciclistas acho que a Prefeitura deverá pensar numa outra alternativa. Penso que põe em risco a vida de ciclistas. Afirmar que isso existe em outras partes do mundo me parece uma atitude imatura e despropositada. Comparar o nosso trânsito, os nossos motoristas com o trânsito da Alemanha chega a ser ingênuo. Chegaremos lá quando, e esse é o desejo da maioria de nós, tivermos educação no trânsito nas escolas e as punições forem severas. Hoje, um motorista que dirige embriagado, atropela, mata no trânsito, é preso em flagrante e sai pela porta da frente da delegacia após assinar um termo. A falta de educação no trânsito nas escolas e impunidade sinalizam que estamos longe dos países que temos como meta.
É brincadeira meu quem mandou votar no homem kkkkk