Sucesso de público na primeira edição, realizada no Vicentina Aranha, o festival já tem data marcada para acontecer: 9, 10 e 11 de setembro
Depois do sucesso da primeira edição, realizada no Parque Vicentina Aranha, em abril, o festival Destination Gastronomia terá sua segunda edição em São Francisco Xavier, na praça Cônego Antônio Manzi. Nos dias 9, 10 e 11 de setembro a gastronomia, a cultura e a exuberância da natureza serão os pratos principais.
Ao todo serão 14 operações gastronômicas, 10 de São Francisco Xavier e 4 de São José dos Campos, com o melhor da culinária da Mantiqueira: pães artesanais, trutas, pizzas, arroz de bacalhau, porco no rolete, hambúrgueres especiais, mel, queijos e muito mais. Além disso, uma área dedicada para as bebidas para acompanhar: os melhores rótulos de vinhos, cervejas artesanais e gins. O “DG” em São Francisco Xavier é a união perfeita dos sabores e aromas inigualáveis da região com uma programação recheada de atrações regionais
Na sexta-feira, dia 9 de setembro, a abertura oficial acontece às 16h e a festa segue com um show do Benoit Dechraneux Jazz Quartet, grupo musical com mais de 35 anos de carreira e um dos principais nomes da guitarra na nossa região.
No sábado, dia 10, o festival segue com uma roda de conversa sobre a valorização da terra, do rural, a gastronomia e atividade turística, às 11h, seguida por uma aula show com a chef Anouk Migotto, autora do livro “Donna Mantiqueira” às 13h. Anouk acredita na valorização dos produtos nacionais, fundamentando-se na sustentabilidade, desde a escolha até o cuidado com reaproveitamentos, trabalhando sem desperdícios. Vale a pena conhecer.
Na parte da tarde, um show musical com Rafael Gonzá às 15h e um workshop de destilação de gin às 17h prometem entreter o público presente. E para finalizar, às 19h, Peleco solta a voz e promete agitar o fim de noite no distrito.
No domingo, dia 11, o comando do festival fica com o chef Boccato (11h), criador da Escola Mantiqueira de Gastronomia, seguido pelo chef Jefferson da Matta (12h), do Hotel Toriba e pelo chef Vitor Pompeu (13h), um dos responsáveis pelo projeto Saberes da Mantiqueira. Jefferson é um cozinheiro de raiz, que traz a bagagem da família em suas criações. Já Vitor trabalha pelo fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados a cultura caipira da região. Para fechar com chave de ouro o “DG”, um show com clássicos do jazz com Jazz Standars Show, a partir das 15h.
O “Destination Gastronomia” é realizado pela SP-Rio+, com o apoio da associação “Destination São José dos Campos”, Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e diversos patrocinadores. A edição do “DG” em São Francisco Xavier espera um público de 5.000 pessoas. A gestão e produção será assinada por Rose Dantas.
“O objetivo de fazer o ‘Destination Gastrononomia’ subir a Mantiqueira é ajudar a colocar São Francisco Xavier no mapa de destinos turísticos, não só do paulistano, mas, também, do joseense. São Francisco é um distrito de São José dos Campos, fica a pouco mais de 50 quilômetros da cidade com 790 mil habitantes e merece ser cada vez mais conhecido e cada vez mais frequentado. São Francisco é uma joia em termos de natureza, qualidade de vida, cultura, artesanato e gastronomia. Tudo isso merece ser apoiado e conhecido”, disse Maurício Guisard, presidente do DSJC.
E tem mais
Os dias 7, 8 e 9 de outubro já estão reservados para uma nova edição do festival em São José dos Campos, no Parque Vicentina Aranha, em uma versão maior que a do primeiro semestre.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br