Nesta quarta-feira, 19 de março, São José dos Campos celebrará o Dia do Padroeiro do município, feriado oficial na cidade desde a instituição da Lei 8.821/12, há 12 anos.
A homenagem é dedicada a São José, uma das figuras centrais na tradição católica, reconhecido como o pai terreno de Jesus Cristo. A devoção ao santo vai além do aspecto religioso, pois ele também é considerado o padroeiro dos trabalhadores, sendo lembrado em 1º de maio como São José Operário, data que coincide com o Dia do Trabalho.
A história de São José está intimamente ligada às origens do município. A cidade teve seu início com a chegada dos jesuítas, que construíram uma capela em honra ao santo. Com o tempo, a comunidade local cresceu ao redor da igreja, consolidando São José como o padroeiro e uma figura central na identidade religiosa e cultural da região.
Durante esta data, a cidade costuma promover missas e eventos religiosos em diferentes paróquias, reunindo fiéis para celebrar e reforçar a tradição de fé e devoção ao santo.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que irá manter o esquema de plantões e atendimento dos serviços essenciais. Hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) funcionarão sem interrupção.
O Paço Municipal, as UBSs Unidades Básicas de Saúde) Resolve, USFs (Unidades de Saúde da Família) e UESs (Unidades de Especialidades de Saúde), assim como os outros prédios públicos, estarão fechados e reabrem na quinta-feira (20).
Funcionarão em horários de feriado o Mercado Municipal (das 7h às 12h), os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de resíduos (das 8h às 12h), e a Central 156 (das 8h às 20h).
Já as feiras livres e a coleta de lixo (comum e seletiva) ocorrerão normalmente.
Nos casos de emergência, acione as forças de segurança pelo telefone 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br