Disciplina nos estudos proporciona ao vestibulando mais segurança e tranquilidade
Por Prof. André Guadalupe
Planejamento e disciplina são palavras-chave para quem está vivenciando o período pré-vestibular. Uma rotina de estudos bem planejada e bem cumprida faz grande diferença para os resultados dos estudantes nas provas.
O Colégio Planck ajuda os seus estudantes a montarem uma rotina eficiente para suas realidades e metas de resultados.
Qual a importância do vestibulando ter uma rotina de estudos?
Na fase pré-vestibular, sentimentos como indecisão, medo e incertezas podem vir à tona para os jovens.
Nesta hora, as habilidades socioemocionais serão fundamentais para que os jovens enfrentem o período com foco em bons resultados associados a uma rotina eficiente de estudos, que pode ser considerada um verdadeiro pilar para o sucesso na aprovação dos estudantes nos vestibulares.
Adotar regras para cumprir sua carga de estudos cria no estudante um comprometimento maior com seus resultados e maior sensação de segurança do próprio conhecimento retido, além de dar oportunidade de gerenciar melhor o tempo, delimitando horários de estudos, convívio familiar, momentos de descontração, lazer e o descanso, que é muito importante para evitar o excessivo cansaço físico e mental que pode prejudicar os resultados.
A rotina também vai promover o desenvolvimento de mais concentração, autonomia, autogestão, autoconfiança e resiliência.
Ao adotar um compromisso com os próprios estudos, os vestibulandos também podem aumentar a produtividade, desempenho e ter mais equilíbrio emocional para lidar com as pressões psicológicas que são comuns em ano de vestibular.
Autoconhecimento é muito importante
Os jovens vão enfrentar um grande estresse relacionado aos exames que vão prestar, seja no país onde reside ou fora dele. Por isso, o Colégio Planck estimula o desenvolvimento do autoconhecimento para que o estudante entenda e perceba qual é o seu próprio mecanismo de aprendizado.
A rotina de estudos precisa estar alinhada com o processo individual de cada estudante, não há uma fórmula fixa, o que funciona para uns, talvez não funcione para outros.
Para obter bons resultados, os estudantes precisam fazer perguntas básicas sobre os vestibulares que vão prestar, mas no que se refere à rotina, também entender a importância de não procrastinar para começar os estudos na hora agendada, estar em um ambiente arejado, tranquilo e organizado, com todos os seus materiais e garrafa de água.
Caminhar um pouco e fazer pequenas pausas para lanches, também são atitudes que podem ser muito benéficas para sua disposição física e rendimento intelectual.
Colégio Planck elabora a rotina de estudos junto com o estudante
O Colégio elabora um plano de estudos personalizado e dinâmico juntamente com o estudante, na medida de suas necessidades. Esse trabalho conjunto começa com a descoberta da meta, do objetivo do vestibulando e do entendimento de como ele promove os seus estudos, para ajustar como deve agir de forma a melhorar o seu desempenho.
Nesta equação, entram dados da dinâmica semanal, para conhecer seus compromissos no contraturno das aulas. O Colégio também faz algumas intervenções nesta rotina de estudos, orientando que o jovem pratique atividades físicas, tenha uma boa alimentação, adote ao menos 7 horas de sono à noite e também reserve um dia da semana para lazer e hobbies.
Outra dica importante nesta rotina personalizada é que os jovens reservem um tempo para preparar a próxima semana de estudos, com check list do que será necessário para seu bom aproveitamento.
Prof. André Guadalupe é Diretor e Cofundador do Colégio Planck
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br