Início Outras Reportagens São José dos Campos apresentará projeto Carbono Neutro na COP30

São José dos Campos apresentará projeto Carbono Neutro na COP30

0
Foto: Divulgação

Representantes de São José dos Campos participarão da COP30, que ocorrerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. O município apresentará três iniciativas voltadas à sustentabilidade, entre elas o projeto Carbono Neutro, integrante da agenda climática local.

O projeto tem como foco equilibrar as emissões de gases de efeito estufa e as ações de compensação de carbono. Esse processo, conhecido como carbono neutro, representa o equilíbrio entre o que é emitido e o que é absorvido ou compensado por medidas ambientais.

No início de novembro, representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade estiveram em Brasília para reuniões com o Ministério do Meio Ambiente e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante os encontros, foram apresentados os resultados do projeto e as ações realizadas desde a sua implantação.

Desde dezembro de 2024, São José dos Campos integra um programa voltado à neutralização das emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a prefeitura, o objetivo é que o município se torne a primeira cidade carbono neutro do Brasil.

A iniciativa é conduzida em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O programa reúne mais de 100 pesquisadores e 37 instituições, incluindo universidades, empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.

O modelo adotado por São José dos Campos também inspirou um programa coordenado pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a CNBB. A proposta prevê a elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa e a capacitação de equipes municipais em todo o país.

A COP30 é uma conferência mundial sobre mudanças climáticas organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro reúne representantes de cerca de 200 países para discutir medidas de combate ao aquecimento global e propor ações de sustentabilidade. A edição de 2025, em Belém, marcará a 30ª reunião da conferência, que ocorre anualmente desde 1995.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile