São José dos Campos será a primeira cidade do país a receber medidores inteligentes para leitura de consumo de água em residências, anunciou a Sabesp. A implantação começa no município antes de chegar à capital paulista, totalizando cerca de 4,4 milhões de equipamentos instalados nos dois locais até 2029.
Segundo Gabriela Cle de Azeredo, gerente regional da Sabesp, todos os imóveis atendidos pela concessionária na cidade terão o novo sistema. “Essa tecnologia vai garantir leitura de consumo em tempo real e acompanhamento direto pelo celular, por meio de aplicativo ou no site da Sabesp. A medida atende a uma cláusula contratual entre Prefeitura e concessionária”, explicou.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Sabesp e a Vivo. A tecnologia permitirá conexão e envio de dados por rede celular, inclusive em áreas de difícil acesso, como subsolos e regiões remotas, unindo eficiência, sustentabilidade e melhoria na prestação de serviços.
A substituição dos hidrômetros antigos será feita por modelos equipados com eSIM, chip virtual semelhante ao de celulares, capaz de transmitir informações em tempo real para a central da Sabesp. Com isso, o atendimento em casos de falta de água será agilizado e o consumidor poderá monitorar o consumo de hora em hora, receber alertas e até identificar vazamentos.
A expectativa da concessionária é que a novidade traga mais controle ao usuário e contribua para a preservação dos recursos hídricos.
Foto ilustrativa
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br