Com 856 estudantes cadastrados como superdotados, São José dos Campos ocupa o segundo lugar no Brasil, de acordo com o ranking de 2022 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que é a autarquia do Governo Federal responsável por estatísticas e avaliações do ensino no país. Curitiba (PR) lidera o levantamento, com 1.426 alunos, e São Paulo está na terceira posição, com 548.
Segundo a Secretaria de Educacão de São José, na cidade existem mais de 260 alunos de escolas do ensino municipal com altas habilidades. Eles fazem parte do programa Decolar, que busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos estudantes, que participam de atividades durante o contraturno escolar. São mais de 55 opções em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente as oficinas do programa são conduzidas por 67 voluntários, que doam tempo e conhecimento para atividades com os alunos.
“O Decolar é importante porque os alunos superdotados precisam de algo a mais e proporciona vivências que dificilmente eles teriam em outro lugar”, afirmou a orientadora de ensino do programa, a professora Suellen Diana Araújo Martins.
Ela explica que o programa utiliza uma metodologia para estimular o potencial e talento e busca oferecer meios para atender a expectativa de crianças e adolescentes. “Além de desenvolver a parte cognitiva, são trabalhados valores por meio de uma educação humanista.”
“O mais importante dentro do Decolar não é tornar o aluno muito bom em um determinado assunto, mas formar pessoas de valor, que apresentem compromisso, ética, respeito consigo e com os outros, ou seja, uma personalidade sadia”, frisa Suellen.
Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação assistida pela equipe de especialistas.
As áreas trabalhadas pelo programa são criatividade, habilidades e expressão, ciências, investigação e tecnologia, comunicação, organização e humanidades. Os alunos escolhem as atividades conforme o interesse e montam um plano individual de trabalho. A partir dessa programação, são montadas as ações e atividades semanais, sempre no contraturno escolar.
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