São José dos Campos recebeu na manhã desta quarta-feira (16) o certificado de Cidade Inteligente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization).
A cerimônia reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Cefe, entre autoridades, imprensa e convidados.
Segundo o prefeito Felício Ramuth , a cidade passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação, que, segundo a ABNT tem como principal objetivo não apenas destacar os fatores de aplicação tecnológica, mas também detectar as boas práticas de gestão que afetam a qualidade de vida da população.
Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.
O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.
Além da Cidade Inteligente, São José também foi certificada como Resiliente, conquistando nível ouro nesses dois títulos, e Cidade Sustentável, categoria que recebeu o nivel platinum – o mais alto dos critérios de avaliação.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br