As ações de combate ao furto de energia realizadas em São José dos Campos ao longo de 2025 resultaram na recuperação de 1,5 gigawatt-hora (GWh). O volume coloca o município entre os que mais registraram ligações clandestinas e fraudes na rede elétrica no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
No total, a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento na região, recuperou 9,2 GWh de energia. A quantidade seria suficiente para abastecer por um mês a cidade de Tremembé, que tem cerca de 51 mil moradores.
Segundo a empresa, foram realizadas 32.095 inspeções para identificar ligações clandestinas, adulterações em medidores e outras irregularidades. Parte das operações contou com apoio das polícias Civil e Militar. Em alguns casos, os responsáveis foram encaminhados às delegacias para os procedimentos legais.
Além de crime, o furto de energia representa risco à segurança. Instalações improvisadas podem causar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, colocando em perigo moradores, comerciantes e vizinhos.
Cidades com maior volume de energia recuperada
Pindamonhangaba 1,8 GWh
São José dos Campos 1,5 GWh
Taubaté 1,4 GWh
São Sebastião 1,2 GWh
Caraguatatuba 1,1 GWh
Como denunciar
A população pode comunicar suspeitas de forma anônima pelo site www.edponline.com.br, pelo aplicativo EDP Online ou pelo telefone 0800 721 0123, com atendimento 24 horas.
