São José terá estações meteorológicas em áreas de risco

0

A Defesa Civil de São José dos Campos anunciou a implantação de um sistema pioneiro de monitoramento das áreas de risco do município.

Por meio da contração de uma empresa para fornecimento de serviços de tecnologia e monitoramento hidrológico, serão instaladas 35 estações meteorológicas em diversas localidades incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, capazes de monitorar em tempo real a quantidade de chuva que atingiu aquele local.

Estes equipamentos terão sistema de captação de chuva (pluviômetros), alimentação de energia solar e serão conectados diretamente com o CSI (Centro de Segurança e Tecnologia).

O sistema ainda terá uma rede de comunicação, incluindo o uso de sirenes para alertar a população daquela região onde está instalada, além de mensagens de alerta por SMS às pessoas.

Outra ferramenta importante para a Defesa Civil será a implantação de um software para o gerenciamento de risco, ações de prevenção e relatórios digitais.

A empresa vencedora do contrato tem 90 dias para fazer a instalação das estações e colocar em operação o sistema. Toda manutenção e substituição de equipamentos também será de responsabilidade da empresa.

Treinamento

Com a instalação das estações e das sirenes nas áreas de risco, a Defesa Civil também vai realizar reuniões com as comunidades para orientar e treinar as pessoas sobre as ações que devem ser tomadas ao ouvir o alarme da sirene.

A partir disso, com o apoio e o engajamento da população, a Defesa Civil pretende criar novos Nupdecs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) na cidade. Atualmente São José dos Campos possui 3 núcleos: Vista Verde (região leste), Jardim Limoeiro (zona oeste) e São Francisco Xavier (região norte).

Estação conta com sistema de captação de chuva (pluviômetros), alimentação de energia solar e será conectada diretamente com o CSI
Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui