Sebrae-SP apresenta 10 dicas para impulsionar as vendas de pequenos negócios do Vale do Paraíba e Litoral Norte neste Natal

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Ações de planejamento estratégico, incluindo o uso da inteligência artificial, estão entre as orientações

O Natal representa uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas venderem mais. No entanto, para se destacar da concorrência e atrair o público-alvo é preciso planejar e executar estratégias de marketing eficientes e criativas. Para ajudar os pequenos negócios, o consultor de negócios do Sebrae-SP, Rafael Souza, lista dez dicas que podem ajudar as empresas a aproveitarem bem a data comemorativa.

1 Comece cedo o planejamento – é importante definir a meta de venda, além de desdobrá-la por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções. Planejar seu orçamento para investir na aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários, além de fazer uma reserva de faturamento excedente, isto é importante para utilizá-lo para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte.

2 Prepare o estoquee a logística – pense nos produtos a comprar com base em produtos mais procurados no mercado, meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas. Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega. Verifique se há espaço na loja para guardar os produtos em estoque ou se será necessário espaço extra. Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro). Oferte uma logística de entrega que facilite a vida do seu cliente.

3 Crie promoções especiais e fidelize seus clientes – uma das formas mais simples e eficazes de estimular as vendas é oferecer promoções especiais para os seus produtos ou serviços. Você pode criar combos, kits, brindes, cupons, ofertar degustação/teste, frete grátis para compras acima de determinado valor e vale presente; lembre-se de cadastrar os clientes atendidos e tenha programas de fidelidade (ex.: cashback). Esta ação facilita para você ter uma carteira de clientes para fazer ações de relacionamento e vender mais.

4 Faça ações de visual merchandising – avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja; faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos); use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração); pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do Ano Novo; reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados; defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis; reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos.

5 Defina ações de marketing digital – atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Perfil Empresa no Google, etc); elabore um calendário editorial com dicas de presentes, promoções, bastidores, etc; faça parcerias com micro influenciadores locais; atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook); organize os destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos.

6 Utilize a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) – este tipo de tecnologia pode lhe ajudar de diversas formas, desde ideias sobre o que fazer para aumentar as vendas no período até criar textos, imagens e vídeos persuasivos que vendem, além de insights sobre como decorar a loja. Segue exemplo de prompt para só copiar, colar no CHAT-GPT, COPILOT ou Gemini e atualizar as informações entre aspas com os dados específicos do seu negócio: atue como especialista em vendas no varejo e cite dez estratégias e técnicas de vendas que uma “pequena loja de roupas e acessórios para o público feminino” pode utilizar para aumentar as vendas de Natal, além disso, traga exemplos práticos e criativos.

7 Invista em tráfego pago – caso tenha capital disponível, outra forma de atrais mais clientes é investir em tráfego pago, que podem ser veiculados em redes sociais, buscadores, sites, blogs etc. Os anúncios online destacam sua empresa da concorrência e permitem que você alcance um público maior e mais qualificado que já está buscando por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio. Você pode criar campanhas específicas para este final de ano, com mensagens, imagens e chamadas para ação que despertem o interesse e a curiosidade dos potenciais clientes.

8 Desenvolva a sua network e seja persuasivo – você não precisa depender 100% do mundo digital, mapeie eventos presenciais, empresas e pessoas estratégicas que tenham sinergia com o seu público-alvo e faça parceria com elas. Tenha o pitch de vendas sobre seu negócio e sobre seus produtos/serviços na ponta da língua de forma persuasiva.

9 Recrute, selecione e treine sua equipe – pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração; defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais; para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal etc; para o processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo etc. Tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores.

10 Monitore e avalie os resultados – com base nas metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados; identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados novamente de forma contínua ou esporádica em outras datas comemorativas. Em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara; registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades.

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