Com a chegada das férias, o fluxo de crianças e adolescentes nos condomínios aumenta e os problemas com a segurança também.
Nesse período, o fluxo de crianças e adolescentes que circulam nas áreas comuns e de lazer dos condomínios costuma ser acima do normal. Amigos e primos que se juntam nas férias e acabam criando filas na portaria. Enquanto eles se divertem, muitos pais estão trabalhando e o período se torna um grande desafio para os condomínios, que precisam criar atividades para estimular brincadeiras como serviços de recreação, brinquedos e campeonatos para todos esses jovens que têm tempo e energia de sobra. Para os mais novos, alguns condomínios contratam locação de brinquedos como tobogã inflável, pula-pula inflável, cama elástica, piscina de bolinhas etc.
Por outro lado, também há a preocupação com a segurança no local. Afinal, é normal que a população do condomínio aumente nesse período. Com um número maior de crianças e adolescentes circulando nas áreas comuns e sociais, é preciso redobrar as atenções. O barulho e o desrespeito às regras costumam gerar reclamações frequentes para os pais, podendo gerar advertência ou multa (leia o que diz o Regulamento Interno do seu condomínio para evitar contratempos).
Alguns condomínios não possuem efetivo extra para fiscalizar toda a área e, por isso, recomendamos que o síndico atualize os procedimentos de segurança e capacite os seus porteiros, vigilantes e zelador quanto ao consumo de bebidas alcoólicas e cigarros por alguns adolescentes, que aproveitam a ausência de seus pais para fazerem uso nas áreas comuns e de lazer.
Algumas regras de segurança que recomendamos para a portaria na ausência dos pais dentro do condomínio;
- Entrar somente as pessoas autorizadas pelos pais;
- Não autorizar entregas de bebidas alcóolicas no apartamento ou casa, exceto se no local tiver uma pessoa maior de idade e ela se apresentar na portaria com documento.
- Monitorar pelas câmeras a circulação de crianças e adolescentes utilizando skates, patins e bicicletas em locais não permitidos.
- Monitorar adolescentes circulando nas áreas comuns e de lazer com garrafas de bebidas.
- O porteiro não pode abandonar a guarita para procurar crianças a pedido de pais.
- Registrar no livro de ocorrências os descumprimentos do regulamento interno.
Boas Férias!!
Forte abraços!
José Eduardo Santos
Coneleste Vigilância e Segurança
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br