WhatsApp começa a liberar função ‘Comunidades’ no Brasil; saiba mais

0

Recurso chega gradualmente ao aplicativo de mensagens em aparelhos com Android e iOS; função estreou globalmente no fim de 2022

O WhatsApp começou a liberar, nesta quinta-feira (26), a função Comunidades no Brasil. O recurso cria um “guarda-chuva” de grupos, com vários subgrupos de temáticas similares dentro de um único canal.

Lançada globalmente em novembro de 2022, a estreia da novidade foi adiada no Brasil durante o período eleitoral. Os usuários do aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Para criar uma comunidade no WhatsApp, basta tocar sobre a aba dedicada ao recurso, informar um nome, criar uma descrição e começar a adicionar os grupos relacionados ao tema principal. É possível incluir até 50 grupos em uma comunidade, totalizando o máximo de 5.000 membros. Nas próximas linhas, o TechTudo explica tudo o que você precisa saber sobre as comunidades do WhatsApp.

A função permite a criação de um canal principal que reúne e conecta grupos com temáticas semelhantes. Assim, a comunidade de um condomínio, por exemplo, poderia reunir grupos para reservar o salão de festas, discutir as pautas das assembleias, trocar informações sobre obras, entre outras coisas. A mesma lógica pode ser aplicada a escolas, empresas e demais organizações.

Logo que entra em uma comunidade, o usuário pode ir de um grupo para outro facilmente, o que facilita a comunicação. Além disso, há um grupo de avisos, no qual apenas os administradores da comunidade podem publicar. Também são apenas eles que podem criar grupos, inserir e remover membros e apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos.

Permissões para membros e administradores das comunidades do WhatsApp

Usuários e administradores das comunidades do WhatsApp têm permissões diferentes. Os membros podem:

  • Decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade;
  • Denunciar abusos;
  • Bloquear contatos;
  • Sair da comunidade.

Os administradores, por sua vez, têm alguns privilégios. São eles:

  • Enviar mensagens a todos os membros no grupo de anúncios;
  • Adicionar e remover membros e grupos;
  • Criar novos grupos dentro da comunidade;
  • Apagar mensagens ou mídias consideradas abusivas.

Quando as comunidades do WhatsApp chegam ao meu app?

Ao TechTudo, o WhatsApp afirmou que o lançamento ocorre de forma gradual, como é de costume com novas funções. Por isso, a orientação é a de manter o aplicativo atualizado com a versão mais recente disponível na Google Play Store ou App Store.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui