Neste domingo (28) um grupo voluntário realizará o plantio de 25 mudas nativas no Parque Ribeirão Vermelho no Urbanova. O plantio acontece a partir das 9 horas e é aberto a quem queira fazer parte.
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e da Secretaria de Manutenção da Cidade está apoiando a iniciativa e forneceu as mudas nativas de espécies tais como aldrago, ipês roxos, brancos e amarelos, pau-ferro, angico e cássia. São árvores que vão ornamentar o Parque com suas flores e folhagens e, futuramente, oferecerão uma generosa sombra aos visitantes debaixo de sua copa.
Uma das organizadoras da iniciativa é a violinista Raquel da Silva Aranha, 42 anos, moradora do Jardim Satélite, na região sul. Ela conta que, desde 2016, realiza este tipo de ação com a participação de amigos, motivados em contribuir com a arborização da cidade. Desde então o grupo já participou do plantio de aproximadamente 200 árvores.
“O nosso objetivo é mobilizar as pessoas para plantar mais árvores na cidade”, destacou, afirmando que a ação não se resume apenas ao plantio. “Nós ajudamos a plantar e depois acompanhamos o desenvolvimento da árvore, fazendo a rega, removendo ervas daninhas e também avisando a Prefeitura quando precisamos de reforço na irrigação, especialmente no período da seca.
Cidadãos como Raquel contribuem para que a Prefeitura consiga cumprir a missão de ampliar a presença das árvores na cidade, contando com o apoio da comunidade.
Hoje o município tem aproximadamente 170 mil árvores em vias públicas, parques e áreas verdes no perímetro urbano. Só em calçadas são mais de 80 mil.
Solicitações
Qualquer munícipe pode solicitar o plantio de árvores via 156. O plantio em vias públicas só é feito pelas equipes da Prefeitura uma vez que é necessário verificar o porte da espécie adequado à calçada para evitar danos futuros.
Balanço
No ano de 2017 foram plantadas mais de 10 mil árvores nativas na zona urbana do município, em vias públicas e áreas de preservação permanente, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental nas diversas regiões.
Plano de Arborização Urbana
Um dos instrumentos para proteger e ampliar o patrimônio arbóreo é o Plano Municipal de Arborização Urbana, que traz diretrizes para implantar a arborização na cidade. Nele estão indicadas, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização nos bairros, regras para conservação das árvores e proteção das espécies protegidas por lei, reflorestamento de áreas de preservação permanente em ambiente urbano, além de parâmetros técnicos para plantio e conservação.
O plano tem a meta de ampliar a vegetação de porte arbóreo nas vias públicas do município com o plantio de 56 mil árvores em 12 anos.
Parque
Em junho de 2017 o Parque Ribeirão Vermelho recebeu o plantio de 40 mudas nativas entre ipês e quaresmeiras. Em outubro, outra iniciativa da sociedade civil garantiu o plantio de mais 60 espécies.