Prefeitura desburocratiza entrega de medicamentos de alto custo a partir de segunda (6)

0

Processo de dispensação de medicamentos de alto custo municipal será desburocratizado, beneficiando mais de 1.200 pacientes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A partir de segunda-feira (6), a Prefeitura de São José dos Campos vai desburocratizar a distribuição de parte dos medicamentos de alto custo municipal, visando à melhoria do acesso dos pacientes.

Com o novo sistema, nesta primeira etapa, 51 itens passarão a ser disponibilizados aos pacientes de forma mais ágil, beneficiando diretamente 1.229 pacientes. Isso possibilitará acesso imediato ao medicamento na Unidade Básica de Saúde de sua área de abrangência ou na unidade especializada, iniciando o tratamento com maior brevidade.

Apenas 11 itens (sendo 8 subitens) serão mantidos por processo de alto custo municipal.

Outro ganho do processo de desburocratização é que os medicamentos manipulados (8 itens) passarão a ser entregues diretamente no domicílio do paciente, a exemplo do que já acontece com as fraldas.

Outra etapa

A Secretaria de Saúde já prevê uma segunda etapa desta desburocratização, que contemplará os pacientes com diabetes. Três itens (insulinas, agulhas e tiras reagentes) serão dispensados em forma de kit, facilitando o acesso de 2.279 pacientes. Hoje, eles são fornecidos por meio de processos separados.

O paciente que hoje já possui processo aprovado continuará a receber seu medicamento na unidade que atualmente o atende, com validade de 1 ano. Para novas solicitações, as unidades orientarão quanto aos procedimentos para dispensação.

Facilidades

Outras medidas já implantadas são a distribuição dos medicamentos de alto custo nas próprias UBSs, a consulta dos medicamentos pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo “Saúde na Mão” e a entrega de fraldas em domicílio para pacientes acamados, beneficiando diretamente 1.200 pessoas por mês, sobretudo idosos.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui