Comitê recomenda uso de máscaras pela população

0
Grupo de voluntários usa máscaras domésticas - Foto: Adenir Britto/CMSJC

Em nota técnica divulgada nesta quarta-feira (15), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus em São José dos Campos aprovou a recomendação para o uso de máscara doméstica pela população em contato com outras pessoas. Criado pela Prefeitura por meio de decreto, o grupo é responsável pela avaliação dos casos no município e tomada de medidas preventivas.

Segundo o grupo, estudos recentes demonstram que o uso de qualquer tipo de máscara – mesmo as feitas em casa – associado à lavagem de mãos e medidas de prevenção comunitária pode aumentar a proteção contra a cocid-19. Ela serve como barreira parcial contra a transmissão do SARS-CoV-2, impedindo a disseminação pelo contato com gotículas infectadas.

Só o uso exclusivo de máscara não impede a infecção, podendo até dar a falsa sensação de segurança, com negligência de outras formas de proteção. As principais maneiras de prevenção continuam sendo higienização frequente das mãos e superfícies, etiqueta de tosse, distanciamento, restrição e isolamento social, devendo ser potencializadas e não substituídas.

É importante ressaltar que a máscara cirúrgica ou N95/PFF2 só deve ser usada por profissionais de saúde durante os procedimentos médicos. Esses produtos estão em escassez mundial e são fundamentais para garantir o atendimento aos pacientes nos hospitais.

Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem ficar isoladas e sair do quarto apenas em situações de urgência ou necessidade. Nessas ocasiões, ou quando em contato com outras pessoas, é obrigatório utilizar máscara cirúrgica.

Entre as medidas para prevenir o contágio de covid-19, o comitê também deliberou sobre atitudes a ser observadas no trabalho.

Mais detalhes, como as orientações sobre fabricação e higiene das máscaras domésticas a boas práticas nos locais de trabalho, estão disponíveis na nota técnica, publicada na página do site da Prefeitura sobre as ações de combate ao novo coronavírus.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui