Comitê recomenda uso de máscaras pela população

0
501
Grupo de voluntários usa máscaras domésticas - Foto: Adenir Britto/CMSJC

Em nota técnica divulgada nesta quarta-feira (15), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus em São José dos Campos aprovou a recomendação para o uso de máscara doméstica pela população em contato com outras pessoas. Criado pela Prefeitura por meio de decreto, o grupo é responsável pela avaliação dos casos no município e tomada de medidas preventivas.

Segundo o grupo, estudos recentes demonstram que o uso de qualquer tipo de máscara – mesmo as feitas em casa – associado à lavagem de mãos e medidas de prevenção comunitária pode aumentar a proteção contra a cocid-19. Ela serve como barreira parcial contra a transmissão do SARS-CoV-2, impedindo a disseminação pelo contato com gotículas infectadas.

Só o uso exclusivo de máscara não impede a infecção, podendo até dar a falsa sensação de segurança, com negligência de outras formas de proteção. As principais maneiras de prevenção continuam sendo higienização frequente das mãos e superfícies, etiqueta de tosse, distanciamento, restrição e isolamento social, devendo ser potencializadas e não substituídas.

É importante ressaltar que a máscara cirúrgica ou N95/PFF2 só deve ser usada por profissionais de saúde durante os procedimentos médicos. Esses produtos estão em escassez mundial e são fundamentais para garantir o atendimento aos pacientes nos hospitais.

Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem ficar isoladas e sair do quarto apenas em situações de urgência ou necessidade. Nessas ocasiões, ou quando em contato com outras pessoas, é obrigatório utilizar máscara cirúrgica.

Entre as medidas para prevenir o contágio de covid-19, o comitê também deliberou sobre atitudes a ser observadas no trabalho.

Mais detalhes, como as orientações sobre fabricação e higiene das máscaras domésticas a boas práticas nos locais de trabalho, estão disponíveis na nota técnica, publicada na página do site da Prefeitura sobre as ações de combate ao novo coronavírus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here