Os perfumes ficaram, em média, 14,78% mais caros nos últimos 12 meses, segundo levantamento do Procon-SP. O aumento foi mais de quatro vezes superior à inflação registrada no mesmo período pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP), da Fipe, que ficou em 3,50%.
A alta pode pesar no bolso de quem pretende comprar presentes para o Dia dos Namorados, celebrado na próxima quinta-feira (12). Um dos exemplos apontados pela pesquisa é o perfume Blue Seduction Eau de Toilette (50 ml), que passou de um preço médio de R$ 139,60 em abril de 2025 para R$ 187,47 em abril deste ano.
O levantamento comparou os preços de 31 perfumes importados vendidos em seis lojas virtuais entre abril de 2025 e abril de 2026. Também foram analisados buquês de rosas vermelhas, que registraram aumento médio de 3,71% no período.
Diante da variação de preços, o Procon-SP recomenda que os consumidores pesquisem antes de comprar e comparem valores entre lojas físicas e online. Além do preço, vale observar formas de pagamento, prazo de entrega e políticas de troca.
Nas compras pela internet, o consumidor tem direito de desistir da aquisição em até sete dias após a compra ou o recebimento do produto. O órgão também orienta atenção a golpes comuns em datas comemorativas, como ofertas com preços muito abaixo do mercado e mensagens enviadas por aplicativos, SMS ou redes sociais contendo links suspeitos.
Para quem pretende comemorar a data em restaurantes, hotéis ou motéis, a recomendação do Procon é verificar antecipadamente informações sobre reservas, taxas extras, formas de pagamento e demais cobranças para evitar surpresas.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












