Início Empreender Empreender

Empreender

0

A liderança como componente fundamental no resultado dos empreendimentos

Por Maurício Tomé

É comum verificar-se a velha discussão sobre a diferença entre teoria e prática, no que tange os aspectos de gestão empresarial. Em meio a essa dualidade, muitos empreendedores surgem com suas ideias, projetos ou start-ups. O que será mais importante para um empreendedor: teoria ou prática? Na prática, a teoria é outra? Seria possível unir esses dois fatores?

Entre os argumentos que favorecem a teoria temos a utilização dos métodos de gestão. Muitos empreendedores que desconhecem os métodos de gestão podem, a depender de seu estilo pessoal para correr riscos, enfrentar sérias consequências na gestão e na tomada de decisão de suas organizações.

Conceituar-se o que seria a prática é um desafio. Diz-se que prática seria uma antítese à burocracia, ao engessamento organizacional. Questões como o próprio espírito empreendedor, a criatividade ou agilidade para tomada de decisão seriam indícios de utilização da prática. Considero que o fator principal sobre a prática é a capacidade de se iniciar e sustentar a ação, o chamado esforço organizado, que transforme intenção ou desejo em realidade. Essa qualidade refere-se à capacidade de liderança.

Em geral, as escolas de negócios possuem um espaço pouco preenchido pelas teorias: a questão da liderança como componente fundamental no resultado dos empreendimentos. Estuda-se como gerir a aplicação de recursos, e há estudos sobre “recursos humanos”, mas insisto que o fator liderança ainda é pouco considerado. Como o empreendedor pode sustentar sua ideia de pé? Aqui está o ponto principal para o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos.

Existem organizações muito administradas e pouco lideradas, com rotinas bem definidas, mas onde não se questiona se deveriam ser seguidas. A falta de um líder que indique o porquê e como transformar visão e objetivos em realidade é causa de fracasso inequívoco de milhares de organizações. Também é causa de fracasso uma liderança que não consegue sustentar suas ideias, justamente por falta de métodos de gestão e execução adequados. Nisso, a falta de gestão é fatal.

Uma organização pode levantar um empréstimo, mudar sua localização, comprar equipamentos novos, mas sem liderança suas probabilidades de sucesso caem substancialmente. Tanto é assim que bancos e investidores-anjo querem saber sobre a capacidade dos principais gestores para sustentar suas organizações, antes de investirem.

Eu entendo que teoria e prática são dois lados da mesma moeda. Empresas sem método de gestão caminham com dificuldades e sem liderança caminham sem vitalidade. Portanto, se você é um empreendedor, procure se capacitar, não somente em como aplicar seus recursos, mas também em como sustentar suas ideias de pé. Aprenda a desenvolver sua liderança e a reunir as melhores cabeças para concretizar seus projetos. Boas ideias precisam de realizadores para se materializar.

 

Maurício Roberto Tomé: Administrador de Empresas, especialista em Marketing e Negócios do Varejo de Bens e Consumo, mestrando em Gestão de Negócios pela FIA. É consultor de varejo, empreendedor, professor universitário e palestrante. Dirige a franquia de treinamentos e desenvolvimento de líderes “Master Mind“. Foi Gestor de Varejo por 26 anos, com experiência internacional. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile