A Anvisa determinou, nesta terça (6), o recolhimento de quatro lotes de panetones fabricados pela D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. A medida foi adotada após a identificação de fungos na superfície dos produtos e ocorreu depois de comunicação voluntária feita pela própria empresa.
Segundo a Anvisa, os lotes afetados possuem prazo de validade até o dia 27 de fevereiro de 2026. A resolução estabelece que os produtos não podem mais ser comercializados, distribuídos ou consumidos, devendo ser retirados do mercado.
Estão incluídos na determinação o Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional, de 140 gramas, lote 251027. Também fazem parte da lista o Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato”, de 700 gramas, lote 251027; o Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional, de 700 gramas, lote 251027; e o Panetone com Frutas Trufado Tradicional, de 700 gramas, lote 251027.
A agência informou que a presença de fungos indica comprometimento da qualidade do alimento e pode representar risco à saúde do consumidor.
Além dos panetones, a fiscalização da Anvisa resultou na proibição da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo de produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. A decisão abrange todos os lotes e prevê recolhimento imediato.
De acordo com a Anvisa, os alimentos utilizam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não são permitidos em alimentos no Brasil, pois ainda não tiveram a segurança avaliada para esse uso.
Entre os produtos atingidos estão pastas, barras alimentares, granolas, mixes e cápsulas de café comercializados sob marcas vinculadas à empresa. A agência também apontou irregularidades na divulgação desses itens, que associavam o consumo a benefícios como melhora da saúde mental, memória, foco e imunidade, sem comprovação científica.
