Início Segurança Após anulação, Justiça libera licitação do projeto de cidade inteligente com novo...

Após anulação, Justiça libera licitação do projeto de cidade inteligente com novo sistema de monitoramento em São José dos Campos

0
Foto: Divulgação

Depois de ter sido anulada na semana passada, a licitação da Prefeitura para implantar um novo sistema de segurança e tecnologia urbana foi liberada pela Justiça. O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a decisão que barrava o processo, permitindo que o certame volte a tramitar enquanto o caso ainda é analisado. Na prática, a contratação pode seguir.

O projeto integra a implantação do modelo de cidade inteligente no município e prevê a modernização do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), responsável pelo monitoramento 24 horas. O edital estabelecia valor máximo de R$ 130,9 milhões para cinco anos, mas a proposta vencedora foi de R$ 64,8 milhões.

Entre os serviços previstos estão wi-fi público, rede de fibra óptica, integração tecnológica de prédios públicos, escolas e semáforos, além da ampliação do sistema para mais de 1.600 pontos de videomonitoramento.

A licitação havia sido anulada pela 1ª Vara da Fazenda Pública. A decisão considerou que o contrato tem alta complexidade técnica e não poderia ser feito por pregão eletrônico, modalidade usada para serviços comuns. Segundo o entendimento, o modelo adequado seria concorrência por técnica e preço.

Ao analisar o caso, o presidente do tribunal, Francisco Loureiro, avaliou que a interrupção imediata poderia comprometer serviços essenciais de conectividade, tecnologia e segurança pública. Por isso, determinou a suspensão da anulação até novo julgamento em instância superior.

Nas redes sociais, o prefeito Anderson Farias afirmou que a medida permite dar continuidade ao plano de ampliar o número de câmeras e fortalecer o CSI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile