Aprender na vida é como montar um jogo de quebra-cabeça

0
169
Foto: Beatriz Barros

Por Claudia Del Corto

Você já brincou de montar quebra-cabeça? Pense nas peças desse jogo como um conjunto de informações e conhecimentos que você vai recolhendo em cada experiência que tem na vida. A montagem das peças do quebra-cabeça seria o equivalente ao nosso aprendizado.

Ao se lembrar da experiência no jogo, não saímos montando tudo de uma vez. Temos que organizar as peças, separá-las, agrupá-las  para alcançar o objetivo de montagem que se faz em etapas e de forma planejada.

Na vida nos  deparamos  com  “peças do quebra-cabeça”  de diversos tamanhos, cores, formas dentre outras características que as diferenciam e também  as  igualam em algum aspecto  nas experiências escolares, familiares e sociais. Vamos encaixando  estas peças que  representam parte dos aprendizados adquiridos ao longo do caminho.  As peças vão sendo recolhidas durante o  percurso de sua vida, e você  vai  encaixando, reencaixando e até  descartando uma ou outra.

Algumas peças seguem encaixadas exatamente onde as colocou e a elas são acrescidas outras peças. Algumas ficam temporariamente  dentro da caixa  e você as carrega sem saber muito bem onde colocar naquele momento. Outras peças ficam sob a mesa e algumas até caem no chão. Tem peças que o encaixe é exato e outras que ficam soltas  ou ineficientes no lugar em que foram colocadas, mas mesmo assim seguimos. As vezes no caminho paramos e mexemos na montagem do quebra-cabeça tentando completar a imagem que queremos formar. Algumas peças passam a ocupar um lugar seguro em novo encaixe, mais firmes e bem colocadas. Outras não conseguimos encaixar.

O profissional de psicopedagogia pode ajudar você a compreender como recolhe as peças, como você as organiza e como você vai completando o jogo. Numa analogia, seria um olhar cuidadoso e mais consciente sobre como você utiliza suas funções cognitivas e assim construir novos saberes. Podemos qualificar nossa ação para aprender! Conhecer sobre como funcionamos neste processo pode ajudar a qualificar nossa ação de aprendizado em cada âmbito de nossa vida.  Quem tal rever a forma como entramos neste jogo?

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here