Por Marcelo Guedes
Você sabia que hoje no mercado existe vários tipos de telhas, com formatos e cores diversos?
Então a dica é: fuja do comum! Procure saber com seu arquiteto qual modelo se adequa ao seu projeto. O telhado pode ser mais do que uma simples cobertura da casa, ele pode destacar sua identidade.
É importante que você saiba que existe também uma grande variação de preços, inclinações e formatos, então agora é hora de você conhecer alguns tipos de telhas:
Telha cerâmica
É a telha mais comum no país, produzida a partir do barro nas olarias. Elas são pesadas, por isso necessitam de estrutura que aguente seu peso. Podem apresentar diferentes formatos, sendo as mais comuns a francesa, romana, colonial e paulista. Atuam como isolantes térmicas, mantendo a temperatura da residência mais amena. Podem ser revestidas sinteticamente com resina ou esmalte, aumentando sua durabilidade e vida útil.
Telha de fibrocimento
Entre os vários tipos de telhas essa representa o menor custo do mercado, mas sua resistência e durabilidade deixam a desejar. Possui vários modelos e funcionam como uma das principais condutoras de águas da chuva, devido as suas cavidades côncavas que facilitam seu escoamento. Não requer muita inclinação, por isso seu custo é bem menor.
Telha de concreto
Uma ótima opção para quem quer inovar no telhado, pois, além do formato possui uma infinidade de cores. Além de ser um produto diferenciado, sua principal característica é a sua impermeabilidade. Seu peso, ponto negativo, é compensado pela capacidade de inclinação mínima de 35%. Porém são necessários cuidados na limpeza para garantir sua resistência e qualidade.
Telha de policarbonato
Este tipo de material é feito de uma composição química que permite a translucidez, ou seja, torna ambientes transparentes e deixa os telhados com forma bem interessante. Possui resistência e se destaca no mercado pela leveza e também são fabricadas para impedir a passagem de raios solares ao nosso organismo. São muito utilizadas em estruturas externas tornando os ambientes mais iluminados e interessantes.
Telhas metálicas
Esse tipo de telhado geralmente é usado em estruturas de grande porte e geralmente passam pela galvanização, um processo onde se cobre a estrutura com uma camada de zinco, para não oxidar (enferrujar). Possui estruturas longas, podendo ultrapassar quatro metros de comprimento e tornam os projetos bem interessantes.
Telhas de vidro
As telhas de vidro estão chegando com tudo no mercado e juntamente com as telas cerâmicas proporcionam maior entrada de luz e composição com toda a estrutura de cobertura do local. Como auxilia na passagem da luz natural esse tipo de telha apresenta resistência média.
Telha ecológica
Feitas através de fibras naturais que passaram pelo processo de reciclagem, as telhas ecológicas geralmente recebem betume e resina, além da coloração artificial. Importante saber sobre a procedência e as marcas
E aí, qual tipo de telha você vai escolher para sua casa?
Se você tiver alguma dúvida, pode me escrever!
Um forte abraço e sucesso a todos
Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera, Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br