Arquitetura comercial: os bastidores da construção do Olivah Bistrô e Torteria

0

É sempre interessante conhecer a história de um comércio, os bastidores e as etapas da construção da identidade de um espaço.

Convidamos a arquiteta Elisabeth Berlato para compartilhar os detalhes do projeto de arquitetura do Olivah Bistrô e Torteria, inaugurado no mês de julho no Urbanova.

“Nosso escritório ficou profundamente lisonjeado com o convite do casal Maria Fernanda e Gerson Penha, para realizar o sonho de vida deles, o Olivah Bistrô e Torteria, onde os prazeres da mesa e da convivência entre familiares e amigos é o objetivo principal do espaço, além de excelentes bebidas, gastronomia especializada e uma ótima música ambiente.

A linguagem toda do projeto é voltada para a Arquitetura Sustentável. A única exigência deles é que fosse um Projeto de Arquitetura super aconchegante, confortável e, naturalmente, um espaço extremamente lindo!

Todo o projeto foi desenvolvido em conjunto com uma equipe de engenheiros responsáveis por cada área, sendo que o engenheiro civil Fabrício Pimentel Fidalgo foi responsável por administrar a execução da obra e gerenciar toda parte civil, com sua equipe de funcionários qualificados em todas as frentes.

Em um terreno de 252 m², criamos um espaço de 161 m², composto por uma rampa de entrada, uma gostosa varanda, salão principal com balcão de bebidas e adega de vinhos, banheiros acessíveis e um maravilhoso jardim lateral.

A seguir, uma pequena mas bem aproveitável cozinha, adequadamente equipada com produtos de primeira linha, despensa, área de produção de cervejas artesanais e espaço de descanso para os colaboradores do restaurante. O elemento construtivo dessa área é a alvenaria, por questões de saúde e segurança de todos.

No salão principal, as paredes foram compostas com o reaproveitamento da madeira que eles possuíam guardada há algum tempo, vindas de um galpão demolido.  O sistema construtivo empregado foi o tipo viga-pilar e paredes com encaixe macho-fêmea, com pé direito duplo e o telhado todo apoiado em colunas de madeira roliça tratadas, que serviram também como travamento da construção.  Todas as aberturas, portas e janelas, foram cuidadosamente por nós estudadas e desenhadas,  executadas por um profissional de carpintaria, para facilitarem a ventilação cruzada, evitando o uso desnecessário do aparelho de ar condicionado.

O mobiliário todo foi escolhido seguindo os mesmos critérios de sustentabilidade da linguagem do projeto. As mesas e cadeiras em madeira de demolição, são extremamente confortáveis e aconchegantes. A decoração, em estilo Ecochic, com cubas de cobre, cores suaves no piso em contraste com a madeira das paredes, iluminação acolhedora, feitas com o reuso de garrafas de cerveja verdes e âmbar, foi inspirada em viagens que o casal faz com frequência para Europa, especialmente à Bélgica, com foco em conhecer nova cervejas e harmonizações.

Arquitetonicamente falando, a fachada principal, composta basicamente por madeira e vidro, impacta o olhar de quem por ali passa, gerando curiosidade para entrar.

Uma rampa de acesso na entrada, possibilita a autonomia e mobilidade para todos, além dos banheiros projetados com todas as normas de acessibilidade.

Nas laterais, foi criado um lindo jardim para dar mais vida à edificação que pode ser visto tanto de fora como de dentro do salão, através das grandes aberturas das janelas.”

Olivah Bistrô e Torteria

Avenida Ironman Victor Garrido, 51

Siga o instagram: @olivahbistro

(12) 99166-1882

Elisabeth Berlato Arquitetura

Av. Cassiano Ricardo, 319 – sala 706 – Pátio das Américas – Aquarius

www.elisabethberlato.com.br

(12) 99658-7626

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here