“As férias estão acabando. Aproveite ao máximo, porque depois você não terá mais tempo para descansar e sair com os amigos.”
“Só mais essa semana, hein! Semana que vem acabou a farra e a brincadeira, vamos entrar na rotina.”
Nesse período em que estamos entre as férias e com o retorno das atividades escolares se aproximando, tornam-se frequentes tais falas.
Claro que, quando as atividades letivas retornam, a organização da agenda se altera também. Vem a preocupação com o horário de acordar, de almoçar, de estudar… A rotina dos compromissos e atividades extras é retomada.
Porém, vejo em algumas vivências que, o período após férias, apresenta um rompimento muito brusco na vida de jovens e crianças. Entram na rotina sem preparo algum, vão de um contexto de relaxamento e diversão descompromissado para uma vida intensa de atividades. Preparar o retorno é importante. Ir, aos poucos, retomando os horários e a rotina se faz necessário, mesmo que seja no fim do período das férias. Vale a dica!
Além disso, um grande desafio para 2023 é poder pensar que algumas vivencias de relaxamento e tempo livre, não podem estar restritos apenas aos períodos de férias. É preciso que ajudemos nossas acrianças e jovens a encontrar esses espaços também em suas rotinas diárias para que possam fazer escolhas de como ocupá-las. E que o tempo de não fazer nada, também esteja presente. Isso contribuirá para a saúde emocional de caminhar para um ano que se inicia, com mais leveza e possibilidades.
Cláudia Del Corto é pedagoga com especialização em psicopedagogia e psicanálise.
Atendimento no Urbanova: Avenida Antônio Widmer, 827 – Sala 6 – Urbanova
(12) 99139-3609