A Prefeitura divulgou hoje mais uma mudança no procedimento de realização de testes rápidos para detecção de covid-19 realizados nas UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), Hospital de Clínicas Sul e Hospital Municipal. Somente pessoas do grupo de risco poderão realizar os testes. (lista abaixo).
Segundo a Secretaria de Saúde, a medida acompanha o que tem sido feito na capital paulista e em outras cidades do país devido à escassez dos testes. Para as pessoas com comorbidades e ou do grupo de risco, é necessário apresentar o laudo médico atualizado de pelo menos seis meses para a realização do teste ou o documento que comprove ser do grupo de risco.
Nas UBS’s, os testes serão feitos apenas no período da manhã, das 8h às 12. Os atendimentos serão feitos com a entrega de senha a partir das 7h até o esgotamento das mesmas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.
A carreta da Farma Conde, que tem ficado no estacionamento do Hospital de Clínicas Sul, fará os testes apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. As UPA’s, Hospital de Clínicas Sul e Hospital Municipal continuam com o atendimento 24h.
Grupo de risco Condições e fatores de risco a serem considerados para possíveis complicações da covid-19: – Idade igual ou superior a 60 anos – (apresentar documento de identidade que contenha data de nascimento). – Tabagismo. – Obesidade. – Miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.). – Hipertensão arterial. – Doença cerebrovascular. – Pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC). – Imunodepressão e imunossupressão. – Doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5). – Diabetes melito, tipo 1 ou 2, conforme juízo clínico. Doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica (exemplo, síndrome de Down). – Neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele). – Doença hepática crônica (doença hepática gordurosa não alcoólica, hepatite autoimune e cirrose hepática). – Algumas doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia). – Gestação – (apresentar cartão pré-natal). – Puérperas até 45 dias – (apresentar cartão pré-natal ou certidão de nascimento da criança). – Profissionais de saúde- apresentar crachá ou holerite comprovando ser profissional de unidade de saúde (hospitais, UPA’s, UBS’s, consultórios médicos e odontológicos).
Foto: Adenir Britto/PMSJC