Início Nosso Bairro Atuação rápida da Guarda Municipal ajuda a salvar mulher após AVC no...

Atuação rápida da Guarda Municipal ajuda a salvar mulher após AVC no centro de São José

0
Foto: Adenir Britto/PMSJC

Os primeiros socorros prestados de forma emergencial pela Guarda Municipal no último domingo (7) foram essenciais para auxiliar Rosana Cristina da Silva, de 47 anos, após um AVC ocorrido durante as compras de Natal no centro de São José dos Campos. O atendimento aconteceu no calçadão da rua 7 de Setembro, onde ela estava com o marido e o filho de 10 anos. A ação envolveu cinco integrantes da corporação que atuavam na Operação Natal.

Os primeiros atendimentos foram realizados pelos guardas Jonas Pereira Constantino e Vinícius de Oliveira Souza, integrantes do grupamento de bicicletas. Eles reforçavam o patrulhamento e a fiscalização do comércio no período pré-Natal. Durante o socorro inicial, contaram com o apoio de uma enfermeira que passava pela região.

Após identificarem os sintomas, os guardas acionaram uma viatura para prosseguir com o atendimento. Os agentes Weslley Resende da Silva, João Paulo Pereira Barbosa e Gustavo Couto Toledo Rosa chegaram à área central e levaram a paciente ao Hospital Municipal no dia 7. O trajeto, entre os primeiros socorros e a entrada na unidade de saúde, durou menos de dez minutos. Segundo o médico que a recebeu, a rapidez influenciou diretamente na redução das sequelas.

Rosana recebeu alta nesta terça-feira (9). Ela permanece com dificuldade momentânea na fala e deve iniciar sessões de fonoaudiologia, segundo familiares, que consideram a evolução positiva.

A irmã de Rosana, Tatiane Silva, agradeceu publicamente pelo atendimento durante participação de representantes municipais em uma transmissão da rádio CBN Vale. Ela afirmou que a agilidade foi decisiva e destacou a atuação dos profissionais envolvidos.

Os guardas também relataram a experiência. Constantino afirmou que as equipes lidam rotineiramente com situações de emergência e destacou que o treinamento contribui para respostas rápidas. “Ficamos felizes por poder ajudar a salvar vidas e é muito gratificante para nós saber que tudo deu certo no final. Quando vi o desespero do filho da munícipe, na hora lembrei do meu filho de 4 anos. Isto me deu ainda mais força”, destaca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile