Confraternizar é viver
Por Adriana Rebouças
Com nossa rotina de trabalho e pessoal, muitas vezes os convites de amigos e familiares para cafés e confraternizações passam despercebidos. O encontro com pessoas as quais admiramos faz bem ao coração, alivia o estresse, melhora o sistema cardiovascular, proporciona sensação de bem-estar além de fazer bem para a saúde do cérebro!
Você já ouviu falar nos hormônios adrenalina e ocitocina? A adrenalina é um hormônio que atua no sistema nervoso e é responsável pelo nível de estresse no corpo de uma pessoa. E a ocitocina é o homônimo das relações, é ele que estimula as pessoas a se socializarem e se agruparem.
Esse hormônio age como oposto à adrenalina, reduzindo assim o número de batimentos cardíacos e também a pressão no sangue, isso faz com que a probabilidade de ataques cardíacos diminua drasticamente. Assim, basta associar o hormônio e o que ele causa com as sensações que uma boa amizade pode oferecer.
A diversão faz bem a saúde! Rir e se descontrair faz parte de nossas vidas, portanto, devemos nos organizar para cultivar esses momentos valiosos! O encontro entre amigos em um grupo saudável promove autoconhecimento diferenciado.
Você sabia que é por meio de relações de amizade que se consegue transitar nos mais diversos ambientes emocionais? É como se fosse uma terapia!
O hábito de confraternizar é muito importante, e ajuda a não nos limitar as multidões das redes sociais sem aquele contato caloroso e a união, lembrando que as reuniões podem ser entre amigos do trabalho, vizinhança e também união de grupos diferentes dentre vários benefícios ajuda no bem estar e no equilíbrio da autoestima, além de ampliar redes de relacionamento e networking.
Para que tudo isso ocorra em harmonia é muito importante que haja respeito entre o grupo, aceitando as individualidades e personalidades.
Dica: aceite o comportamento dos outros, sem julgar nem resistir! É a única coisa que realmente nos liberta das opiniões, comportamentos e atitudes alheias. Afinal, ninguém é responsável por garantir nossa felicidade e satisfação. O mundo não gira de acordo com nossas expectativas. Não podemos forçar alguém a fazer, dizer ou agir conforme a nossa vontade. No entanto, temos todo o poder e controle sobre nossas próprias ações e comportamentos.
Pensando dessa forma os encontros serão sempre prazerosos e relaxantes!
Enfim, ter amigos, ser amiga, ser sua melhor amiga!
Autoconhecimento, autoestima, amor e vida! Sempre!!
Adriana Rebouças é diretora e fotógrafa do Esquadrão do Click, empresa especializada em fotografar mulheres.