Um balão caiu na manhã deste domingo (18) no Urbanova, em uma propriedade localizada entre a Fazenda da Vovó e o condomínio Serimbura. O artefato atingiu a fiação elétrica, gerando apreensão entre moradores da região por conta dos riscos à segurança.
Segundo testemunhas, os criminosos foram até o local, mas fugiram pela mata com a chegada da Polícia.
Apesar de não haver registro de feridos, a ocorrência reacende o alerta sobre os perigos da prática de soltar balões, considerada crime ambiental no Brasil. Além do risco de incêndios, especialmente em áreas urbanas e de vegetação, os balões podem causar danos à fauna e à flora, interferir no tráfego aéreo e provocar acidentes ao atingir a rede elétrica.
De acordo com a Lei nº 9.605/98, soltar balões é crime ambiental, com pena que pode variar de um a três anos de detenção, além de multa. As autoridades reforçam a importância da conscientização da população para evitar esse tipo de prática, que coloca vidas em risco.
Casos como esse podem e devem ser denunciados. A população pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Guarda Civil Municipal pelo 153.
