A Avenida Shishima Hifumi, tem se tornado um local de frequentes brigas e desordens durante a noite e a madrugada. O mais recente episódio ocorreu na madrugada desta quinta-feira (21), por volta da 1h, em frente a uma adega, quando foi registrada uma briga no meio da rua, impedindo a passagem de veículos. No último sábado (9), uma outra briga também aconteceu no mesmo trecho da via.
A avenida, conhecida por concentrar diversos bares e adegas, é alvo constante de reclamações de perturbação do sossego, excesso de consumo de álcool e imprudência no trânsito. Esses fatores têm gerado uma série de impactos negativos, incluindo acidentes de trânsito, riscos à segurança e o aumento da sensação de insegurança entre os moradores.
Comerciantes da avenida que cumprem as regras estabelecidas pela Prefeitura também se queixam das consequências da desordem. “Isso nos atrapalha muito. Aqui existem muitos comércios sérios que fazem tudo de acordo com a lei, mas por conta dessa bagunça, acabamos perdendo clientes” desabafou um comerciante.
De acordo com a nova Lei de Fiscalização de Posturas Municipais, aprovada em 2023, adegas e estabelecimentos similares em São José dos Campos só podem funcionar até as 22h. No entanto, relatos de atividades após o horário permitido, associados ao consumo excessivo de álcool, têm contribuído para episódios de violência e confusões na região.
Os reflexos do comportamento imprudente se manifestam no trânsito local. Além do barulho constante, há registros de manobras arriscadas, como “rachas” e direção sob efeito de álcool, que colocam em risco pedestres e motoristas.
Solicitamos um posicionamento da Secretaria de Proteção ao Cidadão e aguardamos retorno.