O cadastro do patrimônio arbóreo público existente em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes de São José dos Campos alcançou a marca de 9 mil árvores registradas. Essas árvores receberam placas de identificação QRCode, que podem ser acessadas no site da Prefeitura, onde estão disponibilizadas as informações de cada árvore, como: nome popular, nome científico, altura, diâmetro, coordenadas de localização e fotografias.
O cadastramento teve início em agosto do ano passado e visa identificar cerca de 80 mil árvores. A iniciativa faz parte do programa Arboriza São José.
O cadastro de cada árvore é oficializado com a colocação de uma placa de identificação com numeração específica e o sistema de QRCode, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.
Segundo a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a fixação das placas é feita com cabo de aço e prensa metálica, que são monitoradas para que não haja danos aos vegetais. “Algumas placas, inclusive, estão sendo substituídas por novas, para não prejudicarem as árvores”, informou a Secretaria.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC