Início Nosso Bairro Café na Horta: na contramão do consumo

Café na Horta: na contramão do consumo

0

Edição de Julho de 2015

Café na Horta

Café na Horta Fotos: Clarissa Passos

Na contramão do consumo

Por Clarissa Passos

 

A reflexão sobre o consumo foi o principal objetivo do ‘Café na Horta’. O modo como as pessoas se alimentam, a forma como os alimentos são preparados hoje em dia, foram algumas reflexões propostas.

No dia 13 de junho, aconteceu a 1ª edição do evento no Recanto Eko aqui no Urbanova, que contou com vários expositores de gastronomia natural e artesanato, e a presença de mais de 500 pessoas preocupadas com a saúde, como famílias, jovens, adultos, idosos, atletas e praticantes de atividades físicas. A organização do evento incentivou os participantes a irem de bicicleta e, muitos aderiram! “Nossos recursos estão se esgotando. O futuro dos nossos filhos vai ser bem diferente do nosso. Eles precisam ter consciência dos impactos causados pelo consumo desnecessário e a importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida deles e das próximas gerações. Sou muito otimista. Acredito que a informação adequada transforma pessoas. Estamos andando na contramão do consumo. Creio que estamos no caminho certo”. Clarissa Passos, idealizadora do evento.

Houve a ‘troca de brinquedos’, na qual a criança levava seu brinquedo, colocava o nome e trocava por outro brinquedo que gostasse. Essa atividade foi planejada com a finalidade de estimular a autonomia das crianças promovendo o consumo colaborativo.

Contemplar a natureza e os pássaros são atitudes que ajudam a desacelerar. Colocar o pé no chão e sentir a brisa, trocar informações, conhecer os vizinhos, olhar nos olhos, se esquecer de verificar postagens toda hora e viver a vida no mundo real. Essa foi a proposta do ‘Café na Horta’, ver o alimento sair da terra, comer bem com consciência, degustar o que vem da natureza e é feito com carinho por mãos, não por máquinas. Sentir o aroma de algo preparado por alguém que faz porque gosta e que respeita todo o ciclo da natureza. Trocar brinquedos e não compra-los. Músicas com histórias sobre a nossa cultura, e atividades simples e lúdicas para a criança brincar com a família ao ar livre.

Por todos esses motivos, o local não poderia ter sido melhor, pois é um belo exemplo de respeito à natureza. O Recanto Eko foi uma área degradada que foi transformada e vem sendo recuperada desde 2004.  Seus lagos eram cavas de areia e hoje têm vida. A natureza voltou! E tudo mais retornou também. Lá você vê espécies raras de pássaros e animais. Será que teriam esses bichos caso aquela mata não estivesse ali? Provavelmente não.

 

Resíduos

Preocupados com a geração de resíduos que um evento produz, a organização procurou incentivar o uso da caneca ao invés do copo descartável. O visitante levou sua caneca de casa e assim tinha desconto para comprar cafés, chá ou sucos.

Horta orgânica

A horta estava aberta no dia do evento. Para quem ainda não conhecia foi uma ótima oportunidade para ver de perto, conhecer mais sobre a agricultura orgânica e levar para casa. Lá também houve venda de tilápia inteira pescada no dia. Os peixes são criados em tanque nos lagos recuperados dentro do sítio.

A data da próxima edição será divulgada em breve.  Você pode acompanhar na página www.facebook.com/cafenahorta.


“O evento foi pensado na rotina corrida das pessoas, ter um local para parar e contemplar a natureza que está tão pertinho de todos. Poder observar o trabalhar da terra até o que colocamos a mesa, principalmente para os pequenos. Queremos divulgar que todos podem ter um estilo de vida saudável, consumindo aquilo que a natureza nos oferece. Tudo isso num ambiente belo, reunindo pessoas com pensamentos e hábitos saudáveis. E  abrindo oportunidade para os expositores, pequenos empreendedores que estão iniciando e que possuem experiências e conhecimentos sobre a alimentação inteligente e saudável para compartilhar conhecimento”. Frances Hyodo, uma das organizadoras do evento.

“Pensem num evento que deu certo! Estava tudo tão agradável e organizado. Parece que todo mundo estava esperando por isso.” Virginia Costa, visitante e moradora do bairro.

“Delícia de evento, de organização, de lugar e que pessoas educadas. Ficamos com gostinho de quero mais. Esperando a próxima!.”  Regiane Davanzo, expositora de artesanato.

“Me reportei a infância, na casa da minha vó ao me deparar com pilão, doce caseiro, horta, mudas e gente bacana”. Hilda Lima, Neuropsicopedagoga

“O sucesso é resultado de muito empenho, muito tempo pensando em agradar o próximo e muita dedicação! Parabéns pela iniciativa e organização de evento tão maravilhoso! Estava tudo lindo e de primeira qualidade, além do local mais
que apropriado!!! Esperando pelo segundo encontro!”. Regina Morgan, visitante.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile