Câmara autoriza telemedicina na rede municipal de saúde

0

 

➡️ Projeto de lei aprovado prevê atendimento à distância em consultas, monitoramento e triagem de pacientes

Na segunda sessão ordinária do ano, nesta quinta (3), os vereadores aprovaram dois projetos de lei. O PL 248/21, de autoria do vereador Milton Vieira Filho (Republicanos), que autoriza a implantação da telemedicina na rede municipal de saúde.

Entre os atendimentos à distância previstos estão consultas; cirurgias remotas; orientação e encaminhamento de pacientes; monitoramento de parâmetros por dispositivos e triagem, que consiste na avaliação dos sintomas para direcionamento do paciente à assistência necessária ou a um especialista.

O texto considera telemedicina a transmissão de dados e conteúdo por meio de texto, som ou imagens para assistência, prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo prescrições, educação e pesquisa em saúde.

Segundo o autor, a medida visa dinamizar o atendimento, ampliar o acesso ao dispensar deslocamentos e reduzir filas, mantendo o distanciamento social, por exemplo no monitoramento de pacientes que já se consultaram presencialmente, a fim de desafogar o sistema.

A outra proposta aprovada é o PL 255/21, apresentado pela vereadora Dulce Rita (PSDB), que autoriza a criação do serviço de capelania religiosa da Guarda Civil Municipal. A atividade será exercida de forma voluntária por capelães recrutados dentre as denominações religiosas existentes na cidade em quantidade a ser estabelecida pela Secretaria de Proteção ao Cidadão. De acordo com a vereadora, o intuito é amparar e melhorar a qualidade de vida dos guardas, que enfrentam situações adversas estressantes, e seus familiares.

Foto: Flávio Pereira

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui