Início Outras Reportagens Câmara pode votar hoje projeto que autoriza uso de jatos de água...

Câmara pode votar hoje projeto que autoriza uso de jatos de água para dispersar fluxos em São José

0

A Câmara Municipal de São José dos Campos pode votar, nesta quinta-feira (29), o projeto de lei que institui o Programa Fluxo Zero, de autoria do vereador Anderson Senna (PL). A proposta visa combater os chamados “fluxos” — aglomerações ilegais e perturbadoras — por meio do uso de um caminhão com jato de água de reúso, conhecido popularmente como “Caminhão Tempestade”.

Embora o projeto ainda não conste na pauta do dia, o vereador informou que irá solicitar sua inclusão. Caso o pedido seja aceito, a proposta poderá ser votada ainda hoje.

Segundo Senna, a medida tem como objetivo garantir a ordem pública, preservar o sossego dos moradores e proteger os agentes da Guarda Civil Municipal, oferecendo um meio não letal de dispersão. “É mais seguro, mais econômico e evita o uso de equipamentos como balas de borracha e gás lacrimogêneo”, justificou o vereador.

O projeto prevê que o caminhão seja operado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão e possa atuar em conjunto com o Conselho Tutelar, Polícia Militar e outros órgãos. Além do uso em ações de dispersão, o veículo também poderá ser empregado no combate a incêndios e no apoio à Defesa Civil.

A proposta ainda regulamenta o uso do equipamento e define “fluxos” como aglomerações marcadas por som alto, consumo de drogas, venda de bebidas alcoólicas e até exploração sexual de menores. A expectativa é que a votação gere amplo debate entre os vereadores e atraia a atenção da população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile