A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu na segunda-feira (31) a licença ambiental de instalação da obra da Via Jaguari, que ligará a região norte ao centro de São José dos Campos. Com o documento, o empreendimento poderá ser retomado pela Compec Galasso, vencedora da nova licitação pública.
A construção da via estava prevista para ser iniciada em 2020 pela DP Barros, que havia vencido a concorrência anterior. Devido à tramitação do pedido de licenciamento por 3 anos na agência estadual, a Prefeitura foi obrigada a rescindir o contrato com a empresa e abrir novo processo licitatório.
A obra tem prazo de 24 meses para execução e inclui a implantação da via entre as estradas do Jaguari e da Petybon, construção de ponte e recapeamento.
➡️ A primeira fase do projeto não contempla a ligação com o Urbanova. Da Petybon até o Urbanova são 5km de estrada de terra. A via, mesmo que em condições precárias, já é utilizada por muitas pessoas como alternativa de acesso ao bairro. Ainda não há previsão de execução da 2ª fase do projeto, que ligaria o Urbanova a região central.
O projeto da 1ª fase está dividido em dois trechos. O primeiro será o recapeamento de cerca de 1,8km que se estende da Estrada do Jaguari (SJC-070) pela estrada da Petybon (SJC-247) até o acesso à fábrica da J Macedo. Nesse ponto começa a implantação da Via Jaguari, com aproximadamente 3,8km, cruzando o Rio Paraíba do Sul em traçado majoritariamente paralelo à via férrea até a Via Norte.
Segundo a Prefeitura, o futuro acesso ao centro vai diminuir o tráfego de caminhões nas vias internas dos bairros da região norte, trazendo mais segurança para moradores e motoristas. Além do melhor escoamento do trânsito, a Secretaria de Mobilidade prevê a redução do movimento de veículos pesados evitando períodos prolongados de espera durante o trajeto, com impactos positivos na qualidade de vida da população.