A possível formação de um ciclone bomba no Sul do Brasil deve provocar ventos fortes no estado de São Paulo entre esta quinta-feira (6) e sábado (8).
Em entrevista ao Vale 360 News, o capitão Maxwell Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, destacou que em alguns municípios do Vale do Paraíba, as rajadas podem atingir entre 80 e 90 km/h. A região está entre as áreas que podem sentir com mais intensidade os efeitos do fenômeno.
Na faixa leste paulista, que também inclui a capital, a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Ribeira, os ventos podem se aproximar de 100 km/h. Em outras áreas do interior do estado, a previsão é de rajadas em torno de 60 km/h.
Diante do risco, a orientação é evitar áreas abertas e locais próximos a árvores, postes, estruturas metálicas e objetos que possam ser carregados pelo vento. Atividades náuticas também devem ser suspensas durante o período de alerta.
A população deve ainda recolher ou prender objetos soltos em quintais, varandas e áreas externas, já que eles podem ser lançados pelas rajadas.
Como o fenômeno se forma
O ciclone pode surgir a partir de um sistema de baixa pressão que passará pelo norte da Argentina e pelo Paraguai. A previsão é que ele ganhe força entre o Uruguai e o litoral do Rio Grande do Sul antes de seguir em direção ao Oceano Atlântico.
O fenômeno é chamado de ciclone bomba quando ocorre uma queda rápida e intensa da pressão atmosférica. Além dos ventos fortes, o fenômeno pode favorecer tempestades, raios e granizo.
A Defesa Civil informou que manterá um gabinete de crise para acompanhar as ocorrências no estado durante o período de alerta.
Em caso de emergência
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
