Na nova ciclovia, os ciclistas podem, por exemplo, sair do Urbanova, na região oeste, ou de Santana, na região norte, e irem até o bairro Dom Pedro 2º, na região sul da cidade.
As obras da ciclovia que compõe o complexo viário do Arco da Inovação seguem avançando com a conclusão, nesta quinta-feira (14), do lançamento das vigas e pré-lajes na passarela que irá passar sobre o Anel Viário.
Agora, a obra entra na etapa de concretagem das lajes e a implantação do guarda-corpo na passarela do Anel Viário e início da execução da passarela que passará sobre o Córrego Senhorinha, na avenida Jorge Zarur.
A ciclovia irá conectar as regiões centrais, oeste e sul, permitindo uma nova opção de deslocamento para quem mora, trabalha ou escolhe pedalar por estas regiões.
A passarela do Anel Viário é o trecho mais complexo do projeto e deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano, assim como toda a obra.
Alguns trechos da ciclovia já estão concluídos, como o trecho entre a rua Ana Maria Nardo até o Arco de Inovação e o condomínio Reserva da Barra até a avenida Benedito Matarazzo.
O projeto
A ciclovia passará pelas avenidas Eduardo Cury, Jorge Zarur, Rodrigo Reis Tuy e Benedito Matarazzo. Na nova ciclovia, os ciclistas podem, por exemplo, sair do Urbanova, na região oeste, ou de Santana, na região norte, e irem até o bairro Dom Pedro 2º, na região sul da cidade.
Segundo a Prefeitura, a obra é financiada com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), integra o complexo viário Arco de Inovação, em construção no principal ponto de congestionamento da cidade atualmente.
A Secretaria de Mobilidade informou que no início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são mais de 100 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo da Prefeitura é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.
Neste ano, a Prefeitura já concluiu a ciclovia da Via Cambuí, que possui 8,6km e também iniciou as obras da ciclovia do DCTA / Avenida dos Astronautas, que está bem avançada e terá 6 quilômetros de extensão, além da ciclovia que irá compor o projeto da Via Jaguari (região norte) com 4.