Programa ‘City Tour’ terá visitas ao Centro de Segurança e Inteligência e Memorial Aeroespacial neste sábado (2)

0
Foto: Adenir Britto/PMSJC

Se você tem curiosidade de conhecer o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), a central de monitoramento das 1000 câmeras inteligentes de São José e o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) essa é uma boa oportunidade. Os espaços estarão abertos ao público a partir do programa City Tour neste sábado (2).

Os passeios são gratuitos e os participantes durante as visitas receberão informações sobre o funcionamento das duas atrações.

Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa City Tour, coordenado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura.

A concentração para a saída está marcada para 8h30 na portaria de entrada do Parque da Cidade Roberto Burle Marx. O encerramento está previsto para 13h, com retorno ao Parque da Cidade.

As inscrições podem ser feitas pela Central 156 até 12h de sexta-feira (1º) até o limite de 20 pessoas.

Atrações

O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 e rapidamente se tornou referência nacional em videomonitoramento para aplicação em áreas como Segurança, Mobilidade, Defesa Civil e Ação Social.

Pela central de monitoramento são feitos o controle e a operação de 1.000 câmeras inteligentes instaladas na cidade. Os equipamentos possuem funções como reconhecimento facial e atualmente fazem a leitura de 3 milhões de placas de veículos por dia.

Pelo sistema também é possível monitorar, por exemplo, o transporte coletivo, os semáforos inteligentes, o fluxo do trânsito e o sistema que controla e informa em painéis as vagas do estacionamento rotativo na cidade.

O Centro de Segurança e Inteligência também vem tendo papel fundamental na redução da criminalidade, agilizando o combate aos crimes e até localizando foragidos da Justiça.

Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.

Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui