Com 96,26% das urnas apuradas, a vitória de Anderson Farias (PSD) foi anunciada pelo STE (Tribunal Superior Eleitoral) às 18h57 deste domingo (27) com 58,27% dos votos válidos contra 41,70% dos votos de Eduardo Cury (PL).
Anderson e Cury disputaram o cargo de Prefeito de São José dos Campos no segundo turno.
Anderson tem 49 anos, é gestor público, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há cerca de 30 anos. É casado e tem três filhos. Formado em Gestão Pública.
Foi eleito Vice-prefeito com o Prefeito Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024. Trabalha na Prefeitura desde 1999, quando o Prefeito era o Emanuel Fernandes. Foi Diretor de Compras e Licitações da Saúde e da Administração. Trabalhou nos dois mandatos do Prefeito Eduardo Cury, como Secretário de Administração (2008) e de Transporte (2009 a 2012). Foi Secretário de Governança na gestão Felicio (2017 – 2022). Anderson Farias assumiu a Prefeitura em 2022, quando o, então prefeito, Felicio Ramuth renunciou para disputar o governo de São Paulo.
Anderson irá governar São José pelos próximos 4 anos ao lado do vice-prefeito eleito Coronel Wilker dos Santos.
Perfil: Nascido em São Paulo e residente em São José desde 1988, Wilker é casado com Vivian e pai de Isabela e Mateus. Fez carreira na Polícia Militar de São Paulo, ingressando na Academia do Barro Branco em 1993 e encerrou sua carreira policial como coronel no início deste ano. Durante sua carreira, atuou em importantes batalhões de polícia no Vale do Paraíba e foi um dos fundadores e primeiro subcomandante do 3º BAEP. Sua última missão foi comandar o 46º Batalhão.
O Coronel Wilker também liderou várias ações conjuntas com a Guarda Municipal de São José através do programa São José Unida, além de programas de interação comunitária, como os CONSEGs e Vizinhança Solidária. Seu trabalho resultou em uma significativa redução dos índices criminais na cidade, contribuindo para que São José alcançasse os melhores e menores indicadores criminais das últimas décadas.