Combate ao corona ganha câmera que identifica paciente febril

0

Um equipamento desenvolvido para uso militar é mais um reforço no enfrentamento ao novo coronavírus em São José dos Campos. Trata-se de um sistema de vigilância que consegue identificar pessoas que estejam em estado febril, um dos principais sintomas da covid-19.

Numa parceria entre a Prefeitura e Akaer, empresa sediada na cidade, a câmera termal foi instalada nesta quinta-feira (30) no Hospital Municipal. Em fase final de adaptação, calibração e testes, ela será muito importante para atender as necessidades diárias da equipe médica da unidade.

Segundo a empresa, a escolha de São José se deve à importância da cidade no Brasil, principalmente por ser um polo de tecnologia e inovação.

O equipamento, denominado Opto-ThermoScan, ficará disponível no hospital enquanto a Prefeitura tiver necessidade. Ele é capaz de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo a distância, sem intervenção do profissional de saúde. Além de melhorar o processo de triagem, o mecanismo reduz o risco de contágio.

Para o presidente da Akaer, César Silva, o objetivo é contribuir para o país neste momento difícil na área de saúde pública, com reflexos na economia e efeitos imprevisíveis que podem durar um longo período. “Ficamos felizes por poder ajudar com esse trabalho pioneiro em São José dos Campos.”

Na opinião da Prefeitura, a iniciativa da empresa é de grande importância no enfrentamento da pandemia, ainda mais com tecnologia desenvolvida na cidade para ser usada na área de saúde.

A câmera de monitoramento da temperatura corporal será usada no atendimento da ala de covid-19 – Foto: Charles de Moura/PMSJC

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here