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Como a inteligência artificial pode alavancar os resultados do seu negócio?

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Por Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP

A IA não é uma tecnologia complexa, que exija conhecimento em tecnologia ou engenharia para conseguir utilizá-la. É muito mais simples do que você possa imaginar e pode ser um assistente virtual extremamente inteligente para você perguntar, refletir, discutir e conversar.

Mas como funciona na prática todo este potencial da IA para alavancar os resultados do seu negócio? Antes de responder a essa pergunta, preciso desmistificar que IA não se resume ao Chat GPT. Muitas pessoas acham que IA e Chat GPT são a mesma coisa, porém, esta ferramenta desenvolvida brilhantemente pela OpenAI é apenas uma dentre diversas outras tecnologias inteligentes.

Descubra como utilizar o Chat GPT, Copilot (Microsoft) e Gemini (Google) para alavancar os resultados do seu negócio de forma prática. Para isso, conheça os dez modelos de prompts (comandos) que você pode utilizar em um destes chats em questão. Basta você copiar cada prompt, colar separadamente no chat e atualizar as informações entre aspas com os dados do seu negócio.

  1. Atue como um especialista em vendas e cite 10 estratégias e técnicas de vendas que possam ser aplicadas em uma empresa “com as características XYZ” para ela vender mais.
  2. Atue como um copywriter e crie um texto em linguagem persuasiva para convencer pessoas a comprarem o “produto/serviço ABC“ que possui “DEF” como principais características.
  3. Atue como social mídia e faça sugestões de publicações para gerar engajamento de uma empresa do segmento “X”.
  4. Atue como um publicitário e crie um pitch de vendas para captar investidores para uma empresa que faz “serviço X” para ajudar “persona” a “como resolve o problema/desafio Y”.
  5. Atue como um especialista em inteligência de mercado e explane sobre as principais oportunidades do segmento “ABC” a serem exploradas para vender mais.
  6. Atue como um investidor especialista em estratégias de negócios e cite 10 estratégias que uma pequena empresa do segmento “XYZ” pode adotar para aumentar seus lucros e expandir o negócio.
  7. Atue como um especialista em finanças para pequenas empresas e elabore um plano para redução de custos para uma empresa de “segmento da empresa” aumentar seus lucros.
  8. Atue como um especialista em produtividade e cite as 10 principais ações que um empreendedor que trabalha sozinho e atua no segmento de “nome do segmento” pode fazer para otimizar sua gestão do tempo.
  9. Atue como um especialista em startup e cite as formas de uma empresa de “nome do segmento” crescer de forma escalável, replicável, sustentável e lucrativa, de modo que estas formas sejam replicáveis ou adaptáveis para pequenas empresas tradicionais.
  10. Atue como um especialista em KPIs e sugira 15 indicadores não financeiros para uma pequena empresa de “nome do segmento” melhorar sua eficiência.

Você percebeu um padrão nos exemplos de prompt acima? Conheça os quatro ingredientes essenciais para ter bons resultados com prompts em IA:

1) Deixe claro qual o papel que a IA deve desenvolver, como por exemplo, seja um especialista em vendas;

2) Qual a ação desejada: citar estratégias e técnicas de vendas, criar texto em linguagem persuasiva ou criar um pitch de vendas;

3) Qual o contexto: informações sobre sua empresa, mercado, público, produto ou serviço;

4) Qual o objetivo: como por exemplo, como convencer as pessoas a comprarem.

Os exemplos práticos não param por aqui. Conheça mais duas outras ferramentas de IA que podem ser úteis em seu dia a dia:

Ideamap.ai – uma excelente ferramenta de IA que faz brainstorm que traz as respostas das suas demandas em formato de mapa mental, permitindo que você expanda ideias, inclua novas, apague as quais não concordar, além da alterar as já existentes.

Gamma – essa IA até parece mágica! Ela cria apresentações comerciais e de treinamento de forma completa com imagens, textos e formatações profissionais em minutos a partir do prompt que você digitar.

Gostou do conteúdo? Agora bora colocar em prática! Comece pequeno, não invista em soluções complexas e logo de cara priorize trabalhar com as principais necessidades do seu negócio, busque por soluções simples e experimente. A melhor forma de aprender é fazendo!

Rafael Souza é consultor de negócios do Sebrae-SP e atua na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Foto: Arquivo Pessoal)

 

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