Como ajudar seu filho no fim do ano letivo ?

0

Por Claudia Del Corto

Último trimestre, final de ano letivo. Será que meu filho aprendeu de fato? Ele estudou o quanto julgo necessário? Meu julgamento é baseado na realidade de aprendizado dele ou em minhas experiências pessoais?

Cada pessoa tem um ritmo e estilo próprio para lidar com a aprendizagem, isso é fato! Há pessoas que se dão melhor com um estilo do que com o outro. Porém, é sabido que independente do estilo, a rotina de estudo favorece o contato com a aprendizagem e torna este processo mais consiste. Em média, 3 a 4 semanas são o tempo necessário para que um hábito novo se estabeleça.

Uma dica importante é ajudar as crianças e jovens a organizar uma agenda em que eles e a família pensem juntos o melhor horário do dia para realizarem as atividades de estudo. E que esta rotina possa ser cumprida com um acompanhamento mais de perto no início, quando ainda não é um hábito. É importante identificar o melhor momento para a realização das tarefas e revisão das matérias vistas naquele dia.  Usar a tarefa como instrumento de estudo, como um suporte para aprofundar leituras, anotar dúvidas, fazer marcações e transcrições que vão se ampliando conforme se realiza estas atividades. Nas próprias tarefas podem descobrir boas estratégias. Mas para isso é preciso de incentivo e possibilidade de troca destas realizações.

Com esta prática, a memória fica mais ativa, o raciocínio mais potente e ao longo do processo os conhecimentos mais presentes para uso. Nunca é tarde para se iniciar esta prática. Ainda há tempo! Pode ser uma ótima oportunidade para criar o hábito do estudo, mesmo que num período de conclusão. Não precisa esperar o próximo ano para tentar.

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui