Como escolher a escola de seu filho?

0
30

Por Claudia Del Corto

Outro dia, em uma conversa, uma mãe dizia estar em dúvida sobre a escola de seu filho. Dizia não saber mais se sua escolha havia sido acertada. Durante a conversa levantamos o que a levou inicialmente a escolher a escola, refletimos sobre o que buscava naquela época e o que ainda busca na instituição escolar. Foi interessante notar que enquanto ela resgatava os princípios que a levaram a escolher aquela escola, percebeu que o que a tinha motivado na escolha, ainda estava presente e a conectava à instituição. Era uma escola em que confiava, claro, com algumas coisas que nem sempre concordava, mas que compreendia.  Naquela etapa da conversa, chegou à conclusão de que o que a fez considerar uma troca para outra instituição de ensino se devia mais aos filhos de outras colegas que se mudariam da escola.  O motivo da mudança não correspondia a sua necessidade nem a de seu filho. Por fim, conseguiu reconhecer que o filho estava feliz e motivado onde estava, mesmo dizendo que queria mudar para acompanhar os amigos. Surpreendeu-se ao constatar que não existe escolha ideal, mas existe as que mais se aproximam de seus valores e que vale a pena, de tempos em tempos, repensar sobre esse assunto. Isso pode resgatar vínculos, bem como levar para novos rumos. Algumas perguntas que podem conduzir esse processo de reflexão:

O que busco na formação educacional de meu filho? Quando entro em contato com a escola, encontro o que procuro?  Em que aspectos materiais, humanos e atitudinais encontro, naquela escola, aquilo que busco? E nas séries subsequentes, consigo encontrar o que busco? Qual é o perfil de aprendizagem de meu filho? O estilo de aprendizagem dele alinha-se ao estilo da escola? Quais são os pontos positivos/negativos que percebo na escola?

Isso pode ajudar a corpo às nossas escolhas e reafirmar os caminhos que nos aproximem mais da instituição escolar de nossas crianças e jovens.

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here