Por Nany Martins – Awee4Life
Quando penso em trabalhar em Home Office, logo me vejo sem o stress do trânsito, podendo acordar mais tarde, trabalhando de pijama e levando meu filho na escola. Sonho? Nem tanto.
A única coisa que faz sentido é a parte do trânsito, mas as outras podem se tornar um grande sabotador.
Mais de sete milhões de mulheres brasileiras tem encontrado no empreendedorismo uma alternativa para se realizar profissionalmente e ainda poder cuidar dos filhos.
Tudo pode sair do controle. Conciliar o trabalho e as tarefas de casa não é um trabalho fácil. Sem organização, o sonho de empreender se torna em stress. Gerencie o seu tempo.
Primeiro e mais importante: não confie na sua mente! Tenha uma agenda ou um caderno. Antes de começar a trabalhar, escreva na primeira linha “Planejamento Diário” e comece a listar tudo o que deve fazer no dia e ao concluir faça de um “Check”. Isso irá ajudar a ter uma noção de tudo que fez no dia e o que ficou pendente, além de ter tudo anotado como protocolos e detalhes de conversas ao telefone. Óbvio, o que não for concluído passe para o próximo dia.
Defina o tempo para trabalho, horário para começar e terminar, tenha horários predefinidos para estudar, tomar café com potenciais clientes, levar as crianças para escola e fazer o contas a pagar. Ex: “Toda terça das 15h às 18h: fazer pós-vendas”, “Todos os dias às 16hs: buscar as crianças na escola”.
Organize suas atividades profissionais e pessoais para dar sentido e vazão à criação produtiva.
Nada prospera sem um mínimo de planejamento e organização.
Antes de qualquer coisa, se você optar por trabalhar em casa, converse com todos, explique que você está trabalhando e que não deve ser interrompida para assuntos banais. Não é porque você está em casa que não esteja trabalhando sério. Tente se desligar dos acontecimentos da casa, leve para o seu canto água, café, e tudo que precisar para não ter que passear pela casa e ver coisas a serem feitas (como lavar a louça ou chamar atenção das crianças).
Home Office não significa trabalho em casa. Home Office define de forma genérica um trabalho que é realizado em lugares alternativos.
Seu “Home Office” pode ser em cafeterias, hotéis, aeroportos, táxis, parques ou em casa.
Sugestão: tente usar espaços fora de casa para expandir e oxigenar sua mente, estar em contato com outras pessoas fará bem para sua criatividade, além de sair de casa e te dar um respiro.
ATRIBUA RESPONSABILIDADES
Não queira ser a “dona do mundo”. Compartilhe, divida, delegue, pois, as pessoas ao seu redor são tão importantes, produtivas e competentes quanto você.
NADA DE “BAD VIBE”
Todo mundo sabe que empreender não é fácil, que terá que fazer sacrifícios e suar a camisa, portanto nada de dramatizar em casa hein?
LEMBRE-SE DO ÓCIO CRIATIVO
Não estou falando para você largar tudo e ir ver um filme, entrar no Instagram ou ficar no Youtube, pelo amor de Lord.
De acordo com Domenico De Masi, sociólogo italiano, “para produzir mais, devemos trabalhar menos”, portanto, o ideal é não fazer nada de vez em quando e mergulhar no espaço vazio.
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, a vida continuará batendo na sua cabeça até deixá-la amarga, ranzinza, pessimista, especialista em reclamação.
Nany Martins é mentora Executiva da Awee4Life.
Awee é uma empresa diferentona, que criou um método único para desenvolver profissionalmente empreendedores. Focada em pequenas e médias empresas, a Awee possui baixo custo, seu foco está na redução de mortalidade infantil das empresas. Awee vem desenvolvendo jovens empreendedores, gerando empregos e reduzindo a pobreza.