Início Empreender Comunicar para empreender

Comunicar para empreender

0

Por Maurício Tomé

Uma das ferramentas mais importantes para qualquer empreendedor é dominar a arte de se comunicar. Comunicação com seu

mercado, comunicação com seus colaboradores, comunicação com seus parceiros. Comunicar-se bem é requisito imprescindível para o êxito.

Para comunicar-se com o mercado, o empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais da área de comunicação social. Já para se comunicar com parceiros e colaboradores, há a necessidade de se dominar a comunicação via relacionamentos interpessoais. É aqui que quero enfatizar a presente reflexão.

Quando se deseja obter cooperação das pessoas, há a necessidade de comunicar com clareza uma ideia. Porém, cada indivíduo tem seu código pessoal de interpretação da realidade, e isso não ocorre de forma objetiva, e sim dentro da subjetividade pessoal. Ao se comunicar, o indivíduo utiliza sua compreensão pessoal ao empregar suas colocações, e o erro na comunicação está em se subtender que a outra pessoa irá decodificar a ideia baseada nos mesmos princípios da pessoa que se comunica.

Por isso, a comunicação clara e limpa é um desafio. Como qualquer líder, o empreendedor necessita saber vender suas ideias e sempre verificar como seu interlocutor compreendeu a mensagem comunicada.

Em tempos de Twitter, um indício de como as pessoas não querem mais disponibilizar mais tempo com comunicações longas, o desafio se tornou ainda maior. Cada vez mais, o bom comunicador fala mais com menos palavras. As rodadas de negócios são um exemplo, já que normalmente um representante de uma empresa possui de 1 a 2 minutos para comunicar o que sua empresa possui de diferencial no mercado. Aqui o desafio aumenta; além de comunicar uma ideia, tem de se falar em público.

A reflexão que deixo é essa: como anda sua comunicação interpessoal? Invista em melhorar sua comunicação interpessoal, que com isso você aumentará os resultados de seus empreendimentos.

Maurício Roberto Tomé: Administrador de Empresas, especialista em Marketing e Negócios do Varejo de Bens e Consumo, mestrando em Gestão de Negócios pela FIA. É consultor de varejo, empreendedor, professor universitário e palestrante. Dirige a franquia de treinamentos e desenvolvimento de líderes “Master Mind“. Foi Gestor de Varejo por 26 anos, com experiência internacional. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile