Lesão durante a Corrida? Saiba como evitar a canelite!
A Canelite: também conhecida como síndrome do stress tibial medial é o nome que se dá a inflamação da parte interna da canela. Muito comum em corredores, ela aparece no início da corrida, desaparece e retorna horas depois mais intensa. A inflamação acontece com repetidos estiramentos de um músculo que se chama tibial posterior, ele começa na canela e termina em um osso do pé. Se a musculatura do pé não está adequadamente fortalecida o arco plantar cai durante o movimento gerando tração do musculo que forma repetidos traumas no osso. Essa lesão pode evoluir para uma fratura por estresse, por isso a importância de trata-la adequadamente.
Como prevenir/tratar a canelite
Logo quando a dor surge o ideal é fazer o gelo de forma intensa por 3 dias (período que dura a inflamação aguda). Durante esse período o ideal é fazer repouso e suspender os exercícios.
Após o período agudo entra a fase subaguda, em que o gelo só deve ser feito caso haja algum episódio de esforço e gere novamente a inflamação. Podemos entrar com os exercícios e a massagem.
- Massagem: a massagem pode ser feita na parte de dentro da canela com movimentos suaves e firmes em direção ao pé por 5 minutos.
- Alongamento: Existem 2 alongamentos muito importantes para a canelite o alongamento do sóleo e do gastrocnêmio, que são os músculos da “batata da perna”.
- Exercícios para o arco plantar(sola do pé): são exercícios fáceis que é possível fazer em casa.
- Propriocepção: esse nome estranho é a capacidade que temos de saber onde cada parte do nosso corpo está mesmo com os olhos fechados e faz parte do nosso protocolo de tratamento.
Protocolo de gelo para canelite fase aguda
- 20 minutos de gelo
- Intervalo de 20 minutos
- 20 minutos de gelo
- Intervalo de 20 minutos
- 20 minutos de gelo
- Intervalo de 2 horas e repete o procedimento
Mariana Rocha – Fisioterapeuta, pós graduada em fisioterapia esportiva pela UNESP. Especialista em Osteopatia pelo Instituto Docusse de Osteopatia é Terapia Manual – IDOT