Início Meio Ambiente CSI ajuda a identificar descarte irregular de resíduos em São José; Autuações...

CSI ajuda a identificar descarte irregular de resíduos em São José; Autuações crescem 729% em comparação com o ano passado

0
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O descarte irregular de resíduos em São José dos Campos apresentou crescimento expressivo neste ano, com 282 autuações registradas entre 1º de janeiro e 12 de outubro de 2025, das quais 188 contaram com o auxílio das câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). O total representa um aumento de 729% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram aplicadas apenas 34 autuações.

Neste mês, no dia 5 de outubro, dois veículos foram flagrados descartando móveis e restos de obras na calçada do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Jardim Satélite, na região sul. As placas foram identificadas e encaminhadas ao Departamento de Fiscalização de Posturas e Estética Urbana, responsável por aplicar as autuações.

As multas aplicadas variam conforme o tipo e a quantidade de material descartado, podendo chegar a R$ 35 mil por infração, segundo a Lei Municipal nº 7.815/2009. Para reforçar a prevenção, a Prefeitura orienta que a população denuncie práticas irregulares pelo telefone 156, pelo site ou aplicativo, ou ainda pelo 153, da Guarda Civil Municipal. Todas as denúncias são gratuitas e anônimas, contribuindo para o controle do descarte irregular.

A cidade conta atualmente com 15 PEVs distribuídos em diversos bairros, incluindo o Urbanova. O descarte nesses pontos é gratuito, limitado a 1 metro cúbico por entrega, e aceita entulhos de obras, móveis, eletrodomésticos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de poda, papel, papelão e óleo de cozinha usado.

Os Pontos de Entrega Voluntária funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h às 12h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile